NotíciasEsportesAinda existe esperança? Vitória precisa se espelhar em campanhas históricas para fugir do rebaixamento

Ainda existe esperança? Vitória precisa se espelhar em campanhas históricas para fugir do rebaixamento

Para chegar aos 45 pontos, o Leão precisa vencer 5 dos últimos 8 jogos

| Autor: Marco Pitangueira
Ainda existe esperança? Vitória precisa se espelhar em campanhas históricas para fugir do rebaixamento

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Protagonista de uma luta intensa contra o rebaixamento, o Vitória precisa vencer pelo menos, em tese, 5 dos 8 jogos restantes até o fim do Campeonato Brasileiro. Com 31 pontos na tabela, o rubro-negro é o primeiro clube da Z4, na 17ª posição. Apesar de parecer muito difícil, o Leão já viu seu risco de queda diminuir mais de 30% recentemente, após conseguir resultados positivos. Atualmente, em cálculo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vitória tem 57,7% de chance de ser rebaixado. 

Nos último cinco jogos, por exemplo, foram 3 vitórias. A primeira, por 1x0, diante do Ceará no Barradão, trazendo o alvinegro direto para briga contra a degola. Já o segundo resultado positivo foi no clássico BAVI, ao vencer o tricolor por 2x1, também em seus domínios. A última vitória do Leão, até o momento em que esta matéria é escrita, foi diante do Santos, fora de casa, empatando em número de pontos com o clube paulista, que ocupa a 16ª posição. 
Confiando no fator casa e na força de sua torcida, chegou a hora do Vitória lutar até o último minuto para alcançar os tão sonhados 45 pontos. Como exemplo de superação em momentos parecidos no campeonato, o clube baiano pode se inspirar na sua própria campanha em 2024, como também em outros grandes clubes que escaparam nas últimas rodadas.

Neste contexto, relembre cinco campanhas históricas na luta contra o rebaixamento em anos anteriores do Campeonato Brasileiro:

Vitória 2024

Recém campeão da Serie B em 2023, o Vitória retornava a Série A após mais de seis anos fora da elite. Campeão baiano ainda neste ano, a temporada de 2024 parecia extremamente promissora para equipe baiana que vinha em sintonia máxima com sua torcida. Dentro do gramado, no entanto, as coisas não saíram conforme as expectativas e o Leão amargou mais de 21 rodadas dentro do Z4 do Brasileirão.  O primeiro turno foi desastroso: 4 vitórias, 3 empates e 12 derrotas.

No entanto, em um segundo turno espetacular, o Vitória saiu da 19ª colocação e terminou o brasileirão em 11º primeiro, oito posições acima. Muitos jogos ficarão marcados na memória de cada torcedor rubro-negro, como a vitória diante do Athletico Paraense fora de casa, por 2x1, ou até mesmo o gol nos minutos finais contra o Fluminense, no Barradão, adversário direto naquela ocasião. Grande destaque da equipe, o centroavante Alerrandro foi peça fundamental para o Leão e terminou aquela temporada como um dos artilheiros.

Fluminense 2009

Talvez a fuga mais emblemática da história, o Fluminense de 2009 chegou a ter 98% de chance de queda naquela edição de Campeonato Brasileiro. No ano anterior, em 2008, o tricolor carioca amargou o vice-campeonato da Libertadores e passou por um ano frustrante. A expectativa de 2009 era recuperar a moral, voltando a sonhar com grandes coisas. Foi aí que tudo desmoronou.

Faltando cinco jogos para o fim do campeonato, na 33ª rodada, o Fluminense precisava somar 12 pontos em 15 possíveis para chegar aos mágicos 45 pontos. Impossível? Não para o clube carioca, que venceu 4 partidas, empatou 1 e terminou o Campeonato Brasileiro com 46 pontos, na 16ª posição. Em 2010, inclusive, o Fluminense se reforçou, aproveitou o embalo da campanha histórica e foi campeão brasileiro da Série A. 

Ceará 2018

Adversário direto do Vitória em 2025, o Ceará de 2018 também é um exemplo a ser seguido na luta contra o rebaixamento. A equipe cearense somou apenas três pontos primeiros 27 disputados, sendo apontado, por muitos como o primeiro rebaixado daquela edição.  

Apesar do primeiro turno desastroso, a equipe cearense contou com a chegada do treinador Lisca, que já havia salvado o vozão em outra oportunidade, no caso em 2015, evitando rebaixamento para Serie C, e conseguiu uma grande campanha de recuperação. Com o treinador gaúcho, em 28 jogos, o Ceará somou 10 vitórias, 10 empates e 8 derrotas. 

Juventude 2021

Figurando na lista, o Juventude tem uma grande coincidência com o Vitória de 2025: o treinador Jair Ventura no comando da equipe. Na temporada de 2021, o Ju, como é conhecido, retornava a Série A depois de longos 13 anos de ausência. A expectativa, que já era de se manter, se mostrou ainda mais difícil ao longo da competição. Na 28ª rodada, o clube gaúcho somava 28 pontos e ocupava a 17ª posição.  

Foi com a chegada de Jair Ventura, que o embalo começou e em um aproveitamento de 54% em 11 jogos (5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas), que a equipe de Caxias terminou o campeonato com 46 pontos na 16ª posição.

Bahia 2023

Diferentemente das últimas equipes citadas, o Bahia de 2023 viveu uma história muito peculiar. Apesar de, na maioria das vezes, sempre depender apenas de si para escapar da degola, o tricolor baiano passou por maus bocados nesta edição de Campeonato Brasileiro. O grande destaque fica por conta da emoção da última rodada.

Entravam em campo Bahia, Vasco e Santos, todos com possibilidades reais de rebaixamento, mas com um fio de esperança muito claro: os jogos eram dentro de suas casas. Na 17ª posição, o tricolor era o único que não dependia apenas de si, tinha apenas 35% de chance de permanência e enfrentava o Atlético – MG, 2º colocado com chances de título. 

Em duelo emocionante, o tricolor venceu por 4x1, contou com a derrota do Santos, dentro da Vila Belmiro, para o Fortaleza, e escapou do rebaixamento. Após temporada turbulenta e conseguir se manter na elite, o Bahia fez um excelente ano de 2024 e se classificou para Libertadores após mais de 35 anos de ausência.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas