NotíciasEsportePiquet repete termo racista a Hamilton e tem fala homofóbica em novo trecho

Piquet repete termo racista a Hamilton e tem fala homofóbica em novo trecho

Em recorte inédito de entrevista de 2021 que foi divulgado na quinta (30), o ex-piloto ainda ofendeu o campeão de 1982 Keke Rosberg

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nelson Piquet voltou a ser alvo de críticas após a repercussão de um novo trecho da entrevista que circulou na web no começo da semana. No recorte publicado pelo portal Grande Prêmio, o brasileiro reforça o uso da expressão racista, adiciona uma fala homofóbica e ainda ofende o finlandês Keke Rosberg, campeão de 1982 na F1 e pai do antigo rival de Hamilton na Mercedes, Nico Rosberg, que venceu o inglês na disputa pelo título de 2016.

"O Keke? Era uma b... Não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico), ganhou um campeonato, o neguinho (Hamilton) devia estar "dando mais c..." naquela época e estava meio ruim - disse o ex-piloto.

Na primeira parte da fala que tomou conta da internet nos últimos dias, Piquet chama Hamilton de "neguinho" duas vezes ao opinar sobre a batida do heptacampeão com Max Verstappen no GP da Inglaterra de 2021. Verstappen namora a filha do ex-piloto, Kelly.

Através de nota, o brasileiro tentou justificar o termo utilizado e alegou que a palavra é usada de forma coloquial no português do Brasil. Ele ainda justificou que a expressão foi traduzida incorretamente.

"O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e foi nunca teve a intenção de ofender. Peço desculpas de todo o coração a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em algumas mídias que agora circulam nas redes sociais não está correta. A discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer meus pensamentos a esse respeito", diz trecho do comunicado do ex-piloto.

Conforme a imprensa britânica, a Fórmula 1 decidiu banir o tricampeão do paddock de todas as etapas. E na quinta-feira (30), Piquet foi suspenso do Clube de Pilotos Britânicos, que reúne nomes proeminentes do esporte a motor e do qual ele fazia parte como membro honorário, e Hamilton também é participante.

"Diante da política de zero tolerância a qualquer ato envolvendo ou sugerindo racismo, o quadro do Clube de Pilotos Britânicos concluiu que o uso de linguagem ofensiva racialmente pelo Sr. Piquet para descrever um colega membro do Clube (e sete vezes campeão) é inaceitável e totalmente inapropriado para um membro honorário do Clube, a despeito de sua consequente desculpa", declarou a entidade, em nota.

Tags

Notícias Relacionadas