Expulsão de Jean Lucas condiciona o jogo, e Bahia perde por 3 a 1 de virada para o Vasco
Tricolor baiano chega a quatro jogos consecutivos sem vencer, o maior jejum de 2025

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Na noite desta quarta-feira (24), o Bahia encarou o Vasco, no São Januário, em partida atrasada da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro e foi derrotado por 3 a 1. O tricolor baiano abriu o placar com Sanabria, mas sofreu a virada após expulsão de Jean Lucas ainda no primeiro tempo. Philippe Coutinho, Puma Rodríguez e Luciano Juba (contra) marcaram os gols da vitória do Vasco.
Como chegaram as equipes?
Para a partida de hoje, Rogério Ceni promoveu o retorno de Gilberto e Rezende ao time titular, escalados nos lugares de Santiago Arias e Acevedo, respectivamente, que foram titulares no empate por 1 a 1 contra Ceará.
Do outro lado, Fernando Diniz não pôde contar com o jovem atacante Rayan, suspenso para a partida, e com o zagueiro Robert Renan, que precisou ser preservado após sofrer uma concussão no empate por 1 a 1 contra o Flamengo, no último domingo (21). O colombiano Andrés Gomez e o zagueiro Lucas Freitas começaram como titulares.
O jogo
Quem deu as cartas nos minutos iniciais foi o Bahia, mas sem grandes oportunidades de gol. Com o passar do tempo, o Vasco cresceu na partida e passou a ocupar mais o campo de ataque. Contudo, em um erro de saída de bola do Vasco, aos 30 minutos, Sanabria roubou a bola e encobriu o goleiro Léo Jardim, abrindo o placar.
A reação da equipe da casa começou cerca de cinco minutos depois, quando Jean Lucas foi expulso por acertar uma cotovelada em um jogador do Vasco. A partir daí, a pressão vascaína se intensificou, de modo que o tricolor baiano não conseguiu segurar a vantagem no marcador.
Já nos acréscimos da primeira etapa, Philippe Coutinho aproveitou cruzamento do zagueiro Carlos Cuesta e cabeceou para o fundo da rede, empatando a partida.
O domínio Vascaíno permaneceu na segunda etapa e se traduziu no gol da virada aos 60 minutos, quando o português Nuno Moreira cobrou escanteio e o uruguaio Puma Rodríguez completou de cabeça.
Para piorar a situação do Bahia, Sanabria quase foi expulso após uma entrada dura em cima de Puma Rodríguez. O juiz chegou a revisar o lance no VAR, mas interpretou que o lance não foi suficiente para cartão vermelho.
Minutos depois, em ataque rápido do Vasco, Luciano Juba tentou interceptar um cruzamento, mas acabou encobrindo o goleiro Ronaldo e marcando um gol contra.
Com um a menos, o Bahia não teve tempo nem força para buscar uma reação antes de o juiz apitar o final do jogo. Com essa derrota, o Bahia chega a quatro jogos consecutivos sem vencer em todas as competições, o maior jejum do Esquadrão de Aço em 2025.
A última vitória da equipe de Rogério Ceni foi contra o Confiança, no início deste mês, no jogo de volta da final da Copa do Nordeste. No Brasileirão, também são quatro jogos sem triunfos, totalizando exatamente um mês sem vencer. A última vez que o tricolor baiano conseguiu um resultado positivo na competição foi contra o Santos, no dia 24 de agosto.
O próximo compromisso do Bahia é contra o Palmeiras, no domingo (28), às 16h, na Arena Fonte Nova. O tricolor agora ocupa a sexta colocação do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos.