NotíciasEsporteDia de decisão! Dupla BaVi terá desafios pela penúltima rodada do baianão

Dia de decisão! Dupla BaVi terá desafios pela penúltima rodada do baianão

Ambos têm chances de termirarem a semana na liderança

| Autor: Airton Santos

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória | Letícia Martins/EC Bahia

O campeonato baiano está na sua reta final. Chegou o momento em que as equipes lutam pelos seus objetivos com unhas e dentes, tanto na parte de baixo quanto na parte de cima da tabela. E não será diferente para Bahia e Vitória. A dupla BaVi entra em campo neste domingo (25) pela penúltima rodada do estadual, em busca da classificação antecipada para a segunda fase.  

Para que o objetivo seja concluído, Bahia e Vitória terão que vencer os seus jogos. Com o resultado positivo, ambos chegam aos 16 pontos, e garantem posição no g4 da tabela. O Bahia, atual 3º colocado, joga às 16h no Estádio Adauto Moraes, contra a vice-líder Juazeirense. É confronto direto que pode valer para os dois times a liderança. A equipe mandante vem de boa sequência no baianão, com três jogos sem perder e sete pontos conquistados em nove possíveis, chegando aos 14 pontos. O Cancão de Fogo terá o apoio da sua torcida em seu mando para tentar, assim como o Tricolor, a classificação antecipada para a fase derradeira. 

O Bahia, por sua vez, também vai para buscar o triunfo, aproveitando o embalo do seu último jogo, contra o Moto Club, pela Copa do Brasil. Uma goleada para lavar a alma e retomar o bom caminho na temporada. O time de Rogério Ceni tem o melhor ataque de 2024, entre os clubes da Série A, e vai usar da sua maior força para acessar as redes do adversário. 

Caio Alexandre, um dos destaques do Tricolor, em coletiva pré jogo. Foto: Tiago Caldas/ EC Bahia

O treinador Rogério Ceni, em coletiva pré jogo, comentou sobre a expectativa de levar o melhor time possível para buscar um bom resultado e tirar a 1ª colocação do Barcelona de Ilhéus, atual líder. 

"Pretendo fazer o melhor time que eu posso, dentro de condições físicas e ter jogadores descansados. Nós precisamos vencer, precisamos pontuar. O Barcelona ganhou e foi a 16 pontos. Precisamos fazer um time competitivo", pontuou o técnico. 

Objetivando entrar em campo com o melhor que tem, o Esquadrão terá na escalação o provável time com: Adriel, Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Luciano Juba [Cicinho]; Caio Alexandre, Yago e Everton Ribeiro [Cauly]; Biel [Ademir], Thaciano e Everaldo. 

A partida terá comando de arbitragem por Reinaldo Silva de Santana apita o jogo, auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e José dos Santos Amador. 


E o Vitória?

O Rubro-Negro chega na penúltima rodada na mesma possibilidade de chegar aos 16 pontos, assim como o Bahia. A equipe de Léo Condé está na quarta colocação e se vê próxima ao Jequié, que venceu o Itabuna e chegou aos mesmos 13 pontos. Porém, em caso de vitória, o Leão pode carimbar sua classificação para a fase final.

Além do mais, a torcida que às 18h30 estará no Estádio Manoel Barradas para ver o jogo do clube contra o Atlético de Alagoinhas, ainda pode sonhar com a liderança nesta rodada. Para que isso aconteça, primeiramente, Juazeirense e Bahia precisam empatar no confronto direto das 16h. Ocorrido tal cenário, o Vitória terá que fazer sua parte e vencer o Carcará. Com essa combinação, o Leão ultrapassa os três clubes que estão à sua frente; Bahia e Juazeirense em pontos, e o Barcelona de Ilhéus no saldo de gols. 

Observando o cenário do adversário, o Atlético de Alagoinhas está na 8ª colocação do torneio com 7 pontos conquistados, e enfrenta o Vitória no Barradão buscando pontuar para se afastar da degola. O Carcará, que foi bicampeão com os títulos de 2021 e 2022, não faz novamente um bom estadual como se esperava. No ano passado, a equipe de Alagoinhas também sofreu e ficou na antepenúltima colocação, apenas uma a frente do primeiro rebaixado da ocasião, o Jacobinense. Mas para o jogo de hoje à noite, uma vitória é suficiente para o Atlético selar a permanência na primeira divisão do baiano. A missão não é fácil, mas o clube vem motivado dos três pontos conquistados diante do lanterna Bahia de Feira fora de casa, na última rodada. 

A ótica do Leão já é outra, com a chance de espantar o fantasma das desclassificações em sequência na primeira fase do torneio estadual. Já são cinco anos nesta situação, e para acabar com isso, Léo Condé deve promover força máxima para o desafio das 18h30. O Barradão é a força do Vitória, e é lá que o clube defende sua invencibilidade de 18 jogos.

Torcedores rubro-negros na partida contra o Náutico, no Barradão. Foto: Victor Ferreira/EC Vitória.

Condé deixou claro que acredita na força do elenco, e mesmo com eventuais mudanças, preza por enviar as quatro linhas o melhor que tiver. 

"Não vai ter equipe mista e reserva. Podem ter mudanças pontuais, mas vamos sempre tentar mandar para campo o que a gente tem de melhor enquanto houver chances de classificação nas duas competições [Campeonato Baiano e Copa do Nordeste]", frizou o treinador do Vitória. O comandante escalará, como provável time: Muriel; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves [Patric Calmon]; Willian Oliveira, Caio Vinícius [Rodrigo Andrade] e Matheusinho; Osvaldo, Mateus Gonçalves e Alerrandro.

A partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas terá arbitragem de Eziquiel Sousa Costa, com auxílio de Jucimar dos Santos Dias e Edevan de Oliveira Pereira.

Tags

Notícias Relacionadas