NotíciasEntretenimentoMito ou verdade? Uber e 99 ficam mais caros com pouca bateria no celular

Mito ou verdade? Uber e 99 ficam mais caros com pouca bateria no celular

Discussão tomou conta das redes sociais recentemente

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mito ou verdade? A internet se dividiu em opiniões sobre o preço do Uber e 99 quando a bateria do celular está acabando. Usuários fizeram alguns testes e os resultados revoltaram as pessoas. No entanto, algumas justificativas surgiram para explicar esse fenômeno, que viralizou nas redes.

De acordo com dados, a cobrança de taxas adicionais acontece porque, quando o celular está com pouca bateria, o GPS pode apresentar falhas. Com isso, os motoristas podem fazer trajetos mais longos, o que encarece a corrida. Assim, os preços não são influenciados diretamente pela bateria, mas sim pela inconsistência do GPS e do sinal no Uber e 99.

Apesar de não ser verdade, a repercussão traz à tona uma questão importante sobre a forma como os aplicativos de transporte operam. Por um lado, é compreensível que essas empresas precisem cobrar um preço justo pelas corridas. Afinal, levam em consideração diversos fatores, como distância percorrida, trânsito, horário de pico, entre outros. Por outro lado, a ideia de que a bateria do celular pode influenciar o preço da corrida pode parecer injusta para muitos usuários. Isso especialmente para aqueles que dependem dos aplicativos para se locomover diariamente.

Afinal, nem sempre é possível manter a bateria do celular em níveis elevados, principalmente em situações de emergência ou quando se está em uma área com pouca cobertura de sinal. Ambas as empresas de transporte Uber e 99 negaram a informação de que o valor das corridas poderia variar de acordo com a quantidade de bateria disponível no celular do passageiro.

Segundo um porta-voz da Uber, a duração da bateria do celular não é um fator determinante para o preço das viagens, e variações de valores podem ocorrer em função do preço dinâmico, uma ferramenta que busca equilibrar oferta e demanda em tempo real. Ambas as empresas de transporte Uber e 99 negaram a informação de que o valor das corridas poderia variar de acordo com a quantidade de bateria disponível no celular do passageiro.

 

Tags

Notícias Relacionadas