NotíciasEntretenimentoCarnaval de Salvador terá 2,6 mil horas de música e 10 dias de festa; veja grade

Carnaval de Salvador terá 2,6 mil horas de música e 10 dias de festa; veja grade

Atrações da festa foram apresentadas nesta terça-feira (7) pelo prefeito Bruno Reis

| Autor: Redação

Foto: Betto Jr./Secom

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, apresentou em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (7) as atrações da folia momesca de 2023, cujo tema é "O Melhor Carnaval do Mundo Voltou", uma referência à expectativa para retomada do evento após um hiato de dois anos imposto pelas restrições da pandemia Covid-19.

A programação contempla ao todo dez dias de festa e 2,6 mil horas de música, o que inclui desfiles de blocos e afoxés no pré-Carnaval, como Fuzuê e Furdunço, e bloquinhos no Circuito Batatinha (Pelourinho).

"Esse será o maior Carnaval em todas as áreas. Na contratação de atrações, na estrutura que a prefeitura vai mobilizar. Os órgãos municipais ampliarão seus serviços. Faremos juntos o melhor Carnaval de todos os tempos. Estamos fazendo um forte movimento para reposicionar o Carnaval do Centro. Queremos trazer de volta a juventude para as ruas, e resgatar as origens e a força cultural do Carnaval. Temos novos produtos para fortalecer a festa. Também vamos dar destaque aos blocos afros, de índios e afoxés. Estamos fazendo investimentos expressivos para apoiar estas entidades", declarou Bruno Reis durante a apresentação.

Segundo Bruno Reis, mais de 150 instituições receberão o apoio direto da prefeitura. "Esse é o nosso maior potencial cultural. Então, são esses os dois pilares que devemos nos basear: reposicionar o Carnaval do Centro e fortalecer o lado cultural da festa, em especial com blocos que transmitem e refletem nossa história. E é por isso que tenho absoluta certeza de que faremos do Carnaval deste ano uma festa linda nas ruas de Salvador, tudo com muita alegria, segurança e comodidade para todos", acrescentou o prefeito

Confira as atrações divulgadas pela prefeitura:

Pré-Carnaval do Fuzuê/Furdunço
Dias 11 e 12/2

O público sedento pelo retorno da folia já terá uma prévia da festa neste fim de semana, com o pré-Carnaval do Fuzuê, que levará 42 atrações no sábado (11), e do Furdunço, com 53 grupos e artistas no domingo (12). Juntos, os dois eventos vão reunir 95 atrações no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), para pavimentar o início do reinado de Momo. Totalmente gratuitos, os eventos de pré-Carnaval contarão com grandes atrações musicais, como:

Gerônimo Santana
BaianaSystem
Mudei de Nome
Escandurras
Danniel Vieira
Lincoln Sena
Tuca Fernandes
Armandinho

Leo Santana comandará Pipoco (Ondina-Barra)

O pré-Carnaval tem continuidade na próxima terça-feira (14), com mais uma edição do Pipoco, tradicional arrastão sem cordas puxado por Leo Santana, no Circuito Orlando Tapajós (Clube Espanhol até o Farol da Barra). Na quarta-feira (15), os bloquinhos e fanfarras continuam a animar a cidade no circuito Sérgio Bezerra (Monumento do Cristo até o Farol da Barra).

Abertura oficial 

A cantora Ivete Sangalo fará a abertura oficial do Carnaval, na quinta-feira (a partir das 15h30, no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Antes da apresentação acontecerá o ato simbólico de início da folia, quando o prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo. Aa partir daí a capital baiana segue os tradicionais trâmites dos dias de festa e alegria da maior festa de rua do planeta. Veja as atrações do primeiro dia:

16/2 - Circuito Dodô 

Saulo Fernandes
Claudia Leite
Léo Santana
Lincoln Sena
Timbalada
Tatau
Parangolé
Wilsinho Kraychete
Araketu
Babado Novo
Chiclete
Lá Furia
A Dama
Pipoca do Cheiro 
Afrocidade

Dentre outras grandes atrações que irão desfilar sem cordas no Circuito Dodô estão: 

Daniela Mercury
Thiago Aquino
O Kanalha
Oh Polêmico
Igor Kannário
Kart Love
Psirico
Major Lazer
Márcia Castro
Juan e Ravena
Bailinho de Quinta
Patrulha do Samba
Carla Cristina 
Banda DH8,

Ainda no Circuito Dodô, o folião vai contar com o Beco das Cores, torre eletrônica que fica localizada na Rua Dias D'Avila, na Barra, e a Torre Eletrônica no Farol da Barra, que é sempre ativada após a saída do último trio.

Cole no Centro 

No Centro Histórico de Salvador a animação não tem hora para acabar. Serão mais de dez pontos de festa dentro da festa. Além dos tradicionais trios desfilando na Circuito Osmar (Centro) e dos bloquinhos no Circuito Batatinha (Pelourinho) contagiando os turistas e famílias inteiras, a prefeitura organizou dez pontos estratégicos com muita música e diversidade, para garantir que o folião cole no trecho mais tradicional da folia na da capital baiana. 

Davi Moraes, Wil Carvalho, Paulinho Boca, Sarajane agitam palco Axé Pelô 
Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a partir das 18h

Uma das iniciativas inovadoras está no palco do projeto Axé Pelô. Um espaço para valorizar esse ritmo vai receber grandes artistas de diversas gerações da axé music e da música popular, a exemplo de Ana Mametto, Davi Moraes, Wil Carvalho, Paulinho Boca, Sarajane, Guga Meira, Carla Cristina e muito mais, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a partir das 18h. 

Palco Brisa
Entre os dias 17 e 21, no Espaço Cultural da Barroquinha

Após dois anos de intervalo, quem volta com tudo é o Palco Brisa, lançado no Festival Virada Salvador. O espaço que já deu o que falar no Réveillon, retorna no Carnaval. Comemorando o frescor da música baiana, o palco será montado no Espaço Cultural da Barroquinha, com ativação entre os dias 17 e 21, recebendo nomes como Pedro Pondé, Skanibais, Yan Cloud, Young Piva, Nininha Problemática, Nêssa, Gibi e Sistema Pagotrap, Piboman e Felipe Barros. 

Mais um projeto especial acontece no Centro Histórico. Entre os dias 17 e 19, o movimento cultural Donas do Som leva para a folia momesca a discussão em torno do respeito ao corpo feminino com a participação exclusiva de artistas mulheres, que objetiva também fazer um enfrentamento contra a homofobia, machismo e violência LGBTQIA+. 

Um dos lugares mais apreciados do verão no Centro Histórico também vai receber atrações do Carnaval. O Largo do Santo Antônio Além do Carmo será palco para o Coreto das Orquestras, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Já conhecido dos sambistas de plantão no Carnaval, a Arena do Samba será erguida próxima ao monumento da Cruz Caída, na Praça da Sé, também entre os dias 18 e 21. Assim como a Arena Multicultural, que leva uma diversidade musical, misturando reggae, hip-hop, rap e muito. O palco será montado no Pelourinho. 

Além dos palcos, o Circuito Osmar (Campo Grande) vai ser recheado de muitas novidades. Uma delas é a Varanda da Folia. Mais uma novidade para quem vai colar no Centro é um novo palco está sendo montado entre os camarotes oficiais na Praça do Campo Grande. O palco recebe shows e DJs nos intervalos das saídas dos trios. Garantindo música e animação durante todo o Carnaval. Para o circuito também foram selecionados artistas do Furdunço para abrir o Carnaval da sexta-feira (17). 

Furdunço no Campo Grande

O Furdunço no Campo Grande é um momento para toda a família apreciar a energia do Carnaval. Os artistas darão a volta em torno da Praça do Campo Grande, arrastando a massa pelo circuito tradicional. Também entre os dias 17 e 21, acontece o Pôr do Sol na Castro Alves. Um momento para apreciar a beleza da cidade, deslumbrar o pôr do sol e conferir grandes shows. A programação vai contar com artistas do naipe de Afrodisíaco, Os Gilson, Davi Moraes, Pitty e Paulinho Boca de Cantor. 

Da mesma forma que acontece no Farol da Barra com a Torre Eletrônica, o Circuito Osmar também terá eventos pós-folia. O "After Batekoo" contará com uma programação especial de bandas e músicos alinhados com o manifesto de movimento criado aqui em nossa cidade e que hoje ganha o Brasil, na Praça Castro Alves. O Batekoo é a maior plataforma de cultura, entretenimento e informação feita para a juventude urbana, negra e LGBTQIA+ do Brasil. E falando em Castro Alves, a praça recebe dois encontros de trios este ano, sendo um comandado por Afrocidade e Baco Exu do Blues e o outro, com Carlinhos Brown e Attoxxaá. 

Além de todas as iniciativas, o Circuito Osmar conta com programação especial de trios sem cordas. Uma grade com Daniela Mercury, Mudei de Nome, Thiago Aquino, Nêssa, Pagodart, Mambolada, O Poeta, Timbalada, Alinne Rosa, Claudia Leitte, Parangolé, Psirico, Xanddy Harmonia, A Dama, Léo Santana, Igor Kannário, Gerônimo, Lincoln Sena, Escandurras, Timbalada, Afrocidade, Targino Gondim, FitDance, CBX Samba Club e a dupla Juan e Ravena. 

Bairros e palcos temáticos 

Além dos palcos espalhados pelo Centro Histórico, os bairros da Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Itapuã, Cajazeiras, Plataforma e Periperi vão contar com programação musical. Além disso, o Rio Vermelho recebe o Palco Mix, com uma mistura de ritmos e artistas de peso, e Piatã conta com o Palco do Rock.


 

Tags

Notícias Relacionadas