NotíciasEntretenimentoApresentação celebra a cultura Bantu no Brasil chega em Salvador

Apresentação celebra a cultura Bantu no Brasil chega em Salvador

O Sonora Brasil chega à Salvador tendo apresentações principais nesta sexta (6), sábado (7) e domingo (8)

| Autor: Redação

Foto: Crédito: José de Holanda

Começa amanhã (3) o projeto Sonora Brasil, que celebra a cultura Bantu e o tema Afro Sonoridades Tradicionais e Contemporâneas. O espetáculo vai ficar no teatro Sesc-Senac até o próximo sábado (7). 

O projeto vai trazer dois espetáculos: “O Som da Vida”, com  Lucas dos Prazeres, Marissol Mwaba convida Myrian Mwewa e François Muleka e “Malungo IXI – Música Tempo e Afeto”. Segundo o Correio, a entrada aos shows é gratuita, e acontecem nos dias 5, 6 e 7 desta semana, às 19h da noite.

O Sonora Brasil roda o país desde 2022 e o projeto tem como objetivo trazer luz à influência da língua Bantu no Brasil. Em Salvador, eles trarão workshops como “O Despertar do Brincante” e “De Ondas Sonoras ao Canto-Expressão”.

Uma apresentação inédita no dia 6 de Outubro junta Mwewa, Marissol e François, que cantam histórias de origem congolesa, e buscam traçar pontes entre a cultura da República do Congo, que muito influenciou a Brasileira. A apresentação também chama atenção para a pluralidade Negra no brasil e como isso é uma força para os desenvolvimentos cultural e econômico. 

No último dia do projeto em Salvador, a apresentação “Malungo IXI – Música Tempo e Afeto” junta as culturas baiana e bantu em um show de afro-futurismo que junta  Gabi Guedes, Aiace, Mateus Aleluia Filho, Dede Fatuma, Fabrício Mota, Gleison Coelho, Marcos Santos. Tem pesquisa, concepção e direção de Enio Nogueira em parceria com Fabrício Mota no palco.

Tags

Notícias Relacionadas