NotíciasCidadeVitória da Conquista decreta estado de emergência por causa de temporal

Vitória da Conquista decreta estado de emergência por causa de temporal

Município da região sudoeste registrou alagamentos em diversos pontos

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, decretou estado de emergência no município que fica no sudoeste da Bahia, nesta quinta-feira (15), por causa do forte temporal que atinge a região  desde a noite de quarta (14).

Assista ao comunicado da prefeita:

 

 

Terceira maior cidade do estado, Vitória da Conquista tem sofrido com o temporal, que deixou casas, estabelecimentos comerciais e ruas alagadas. O volume de água foi tão elevado, que carros e motos foram arrastados pela correnteza no centro da cidade. 

“Infelizmente, estamos novamente em situação de emergência no nosso município por conta das chuvas que vêm assolando a nossa cidade. Já choveu, de outubro pra cá, 400 mm, quando a média anual do nosso município normalmente é 800 mm. Ou seja, já choveu a metade do esperado para o ano inteiro. Isso é muita chuva num curto período de tempo, o que causa muitos transtornos”, disse a prefeita em comunicado divulgado nas redes sociais.

Conforme os pluviômetros instalados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na cidade, entre a noite de quarta e a manhã desta quinta, foi registrada uma média de 62,23 mm de chuva.

No decorrer do dia, segundo a Defesa Civil Municipal, o acumulado foi superior a 100mm na área urbana. O ponto de medida que registrou maior precipitação foi o da Patagônia: 73,85 mm.

“Queremos pedir às pessoas que ao perceberem qualquer situação de risco, como rachadura na parede de casa, saiam imediatamente e acionem a Defesa Civil por meio do 199 ou pelo Whatsapp (77) 98856-5070. Estamos com todas as equipes trabalhando 24h para atender os cidadãos”, pediu a prefeita.

Assim que acionada, ainda durante a madrugada, a Defesa Civil Municipal foi até o local e encaminhou os moradores para a casa de familiares.

Tags

Notícias Relacionadas