NotíciasCidadeUpinha dos Barris é inaugurada para atendimento de síndromes respiratórias

Upinha dos Barris é inaugurada para atendimento de síndromes respiratórias

Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Saúde, chamou atenção para sintomas gripais em período chuvoso

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Secom

Voltada ao acolhimento de pacientes com sintomas respiratórios, a nova Upinha Barris, anexa à UPA Barris, foi inaugurada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta segunda-feira (3). 

A unidade conta com a estrutura de consultórios médicos, de acolhimento e classificação de riscos, sala de coleta de exames e de testagem para a Covid-19. São dez leitos de observação, dois leitos de sala vermelha, dez leitos de acomodação e mais dez de retaguarda.

Segundo a titular da SMS e vice-prefeita, Ana Paula Matos, a intenção é dar mais conforto para as pessoas que procuram a rede municipal de saúde, com síndromes respiratórias e sintomas gripais. “Elas passarão por uma triagem tanto na Upinha como na UPA Barris e, na medida em que forem identificadas as necessidades do quadro clínico, serão encaminhadas para a nova unidade de saúde, totalmente equipada”, declarou. 

Conforme a gestora, a diferença da Upinha Barris para os antigos gripários é que a unidade possui maior estrutura de acomodação para o cuidado integral com a saúde, permitindo o internamento dos pacientes, inclusive, com sala vermelha para casos graves.

A ação é parte das atividades da secretaria na Operação Chuva, visando proporcionar um cuidado mais avançado de suporte à vida, especialmente neste período do ano, tendo em vista que, de abril a junho, é grande a incidência de chuvas e frequente a mudança de temperatura, favorecendo a ocorrência de casos de síndromes gripais.

Ana Paula Matos pontuou ainda a necessidade de continuidade da vacinação contra a Covid-19 e a gripe: “A vacinação é a ferramenta mais eficaz contra as doenças, reduzindo o número de casos, principalmente, os graves e óbitos relacionados aos vírus. Para evitar cenários de maior gravidade, complicações e sobrecarga da rede, é fundamental que cada um faça a sua parte e se imunize por completo”, finalizou.

Tags

Notícias Relacionadas