NotíciasCidadeUfba repudia ataques racistas contra professor da Faculdade de Medicina

Ufba repudia ataques racistas contra professor da Faculdade de Medicina

"Não existe meio racismo, nem racismo menor. Toda manifestação de cunho racista é um ato extremo, covarde e criminoso", afirma instituição

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) se manifestou nesta quarta-feira (24), sobre as denúncias de atos racistas contra o candidato à diretoria da Faculdade de Medicina, Antônio Lopes.

A instituição divulgou em seu site oficial, uma nota de repúdio. "Não existe meio racismo, nem racismo menor. Toda manifestação de cunho racista é um ato extremo, covarde e criminoso, devendo, por isso, ser denunciado e coibido por cidadãos e instituições. A Reitoria da Universidade Federal da Bahia, ao tomar conhecimento de que um de seus docentes - o professor Antônio Alberto Lopes, homem negro e atualmente postulante ao cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Bahia - vem sofrendo ataques de cunho racista em sua campanha, reafirma à sociedade que esta casa não tolera qualquer tipo de agressão a membros de sua comunidade", inicia o documento.
 
A Ufba garantiu, ainda, que "já encaminhou as denúncias recebidas aos setores competentes, para que se proceda a apuração prevista em regimento, de modo a identificar e penalizar os responsáveis de acordo com a legislação pertinente".
 
Por fim, a universidade lembrou que é "pioneira na adoção de ações afirmativas e de enfrentamento a todo tipo de desigualdade", e que "mantém permanente combate ao racismo, problema estrutural e, lamentavelmente, de abrangência mundial".
 

Tags

Notícias Relacionadas