NotíciasCidadeProcesso de beatificação de padre Cícero é autorizado pelo Vaticano

Processo de beatificação de padre Cícero é autorizado pelo Vaticano

Padre Cícero ou "Padim Ciço" foi um sacerdote cearense considerado "santo popular" por muitos fiéis católicos nordestinos

| Autor: Redação

Foto: Divulgação

O Vaticano autorizou o processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista pela Igreja Católica. Na manhã deste sábado (20), o bispo da diocese do Crato, Dom Magno Henrique Lopes, anunciou a informação durante uma missa no Largo Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará.

"Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil, é com grande alegria que eu vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o papa Francisco, uma carta do dicastério para a causa dos santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de servo de Deus", disse bispo.

Dom Magno Henrique Lopes foi o responsável por pedir a autorização da beatificação do padre Cícero, conhsiderado "santo popular" por muitos fiéis nordestinos, através de uma carta entrege ao papa Francisco em maio deste ano. 

"Recorremos a vossa solicitude de pastor universal da santa igreja para pedir especial clemência para com este sacerdote católico, amado, exonerado. Esperamos que Vossa Santidade, na hora oportuna, examine, com o coração de pai e como sucessor de Pedro, este pedido ora formulado, cuja resposta é um anseio nosso e dos milhões de devotos do padre Cícero", diz um trecho da carta.

Por conta de seu envolvimento com a política e pela polêmica do "milagre da hóstia", o sacerdote cearense morreu rompido com o Vaticano, em 1934. A reconciliação do padre com a Igreja Católica aconteceu em 2015, após o pedido do bispo Dom Fernando Panico. 
 

Tags

Notícias Relacionadas