Por suspeita de contaminação no Rio dos Frades, Embasa suspende água em Itabela
Foram encontradas embalagens de agrotóxicos na margem do trecho do rio indicado

Foto: Reprodução/Youtube
Após aparecerem sinais de contaminação no Rio dos Frades, situado no extremo sul da Bahia, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) confirmou a interrupção do fornecimento de água no município de Itabela, nesta quarta-feira (13). O rio é utilizado para o abastecimento de água local.
A denúncia da possível contaminação foi feita por moradores de Guaratinga, cidade vizinha de Itabela, que apontaram a morte de uma quantidade considerável de peixes. O grupo procurou a prefeitura e também disse que outros animais morreram após beberem água no local.
O Rio dos Frades é um dos mais importantes do estado. A nascente fica em Guaratinga e a foz, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. O manancial se estende por mais de 100 quilômetros e banha a região conhecida como Costa do Descobrimento.
A Secretaria de Meio Ambiente de Guaratinga emitiu alerta na segunda-feira (11), para que os moradores da região evitassem consumir a água ou alimentos derivados do rio, para evitar danos à saúde.
Equipes do órgão encontraram embalagens de agrotóxicos na margem do trecho indicado, o que indica uma provável contaminação química. Uma amostra da água e os itens foram enviados para um laboratório especializado, e o resultado da análise deve ser revelado em até 30 dias.
O secretário de Meio Ambiente, André Cramer, disse que os técnicos realizaram uma vistoria e constataram um trecho onde possivelmente tenha acontecido o despejo das substâncias químicas, que ainda são desconhecidas.
Por causa disso, produtores da região terão que apresentar nota fiscal e comprovação de descarte correto de agrotóxicos.
Cramer cobrou controle dos órgãos públicos sobre a comercialização de agrotóxicos no município.
“A suspeita é de contaminação por produtos tóxicos deixados nas margens do Rio dos Frades. Infelizmente a gente tem que se deparar com essa situação. Precisamos realmente que seja feito o controle dos órgãos públicos que autorizam a venda desses agrotóxicos em Guaratinga”.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foram acionados e equipes dos órgãos também estarão em Guaratinga, para realizar novas vistorias e emitir pareceres técnicos.