Obras da ponte Salvador-Itaparica têm início marcado para junho de 2026
Projeto bilionário prevê etapas preparatórias já em 2025 e será o maior da América Latina sobre águas

Foto: Divulgação
O início da construção da ponte Salvador-Itaparica já tem data definida: junho de 2026. O prazo foi estabelecido no contrato firmado entre o Governo da Bahia e o consórcio responsável pelo empreendimento, assinado em junho deste ano, segundo informações do g1.
O investimento previsto é de R$ 11 bilhões, em uma das obras de infraestrutura mais aguardadas do estado. Antes do início das intervenções principais, o cronograma prevê etapas preparatórias: em dezembro de 2025 começa a elaboração do projeto executivo, e em maio de 2026 será instalada a plataforma provisória que dará suporte à execução. A sondagem do terreno foi concluída em abril, com custo aproximado de R$ 200 milhões.
Maior ponte da América Latina sobre águas
Com 12,4 quilômetros de extensão, a Ponte Salvador-Itaparica será o maior equipamento viário da América Latina construído sobre as águas. A execução acontecerá por meio de uma parceria público-privada (PPP) e contemplará cinco trechos:
- Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;
- Trecho 2 – Ponte Salvador–Ilha de Itaparica;
- Trecho 3 – Chegada da ponte à Ilha de Itaparica;
- Trecho 4 – Nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na ilha;
- Trecho 5 – Recuperação e ampliação da BA-001, desde a nova variante até Cacha Prego, próximo à cabeceira da Ponte do Funil.
A expectativa do governo estadual é que o equipamento reduza o tempo de deslocamento entre a capital e o Recôncavo, além de impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico da região.