NotíciasCidadeMais de 300 geomantas em Salvador dão segurança a moradores de áreas de risco

Mais de 300 geomantas em Salvador dão segurança a moradores de áreas de risco

A Prefeitura já instalou mais de 300 geomantas em diversas localidades da cidade

| Autor: Redação

Foto: Betto Jr/Secom PMS

Durante este período mais chuvoso, entre abril e julho, centenas de famílias em Salvador podem agora contar com uma maior segurança, graças à implantação de geomantas em áreas de risco por toda a capital baiana. Essa medida visa proteger essas áreas contra as águas pluviais, prevenindo deslizamentos de encostas que colocariam os residentes em perigo. Até o momento, a Prefeitura já instalou mais de 300 geomantas em diversas localidades da cidade.

Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), destaca que as geomantas representam uma alternativa eficaz para preservar vidas.

“Salvador é uma cidade que tem uma topografia extremamente complexa, e muitas pessoas moram em áreas com riscos geológicos e em circunstâncias onde não se consegue executar a obra de contenção de alvenaria. A geomanta é uma técnica que a gente trouxe para Salvador em 2016 e que vem ajudando muito nas áreas de risco da cidade”, afirmou.

A Prefeitura optou por utilizar esse composto geotêxtil para agilizar a proteção das encostas, visto que as contenções convencionais normalmente demandam mais tempo e recursos financeiros. Para Macêdo, esse é um dos principais benefícios do investimento em geomantas. 

“Ou seja, é um conjunto de ações que, somadas com a contenção, faz com que a cidade se comporte de uma forma mais segura para os cidadãos”, concluiu.

O processo de preservação das áreas com geomantas envolve a aplicação do composto geotêxtil na encosta após a limpeza do terreno. Em seguida, é aplicado um revestimento de concreto para proteger a área contra as águas pluviais. A Codesal estima que esse serviço tenha uma durabilidade de aproximadamente cinco anos.

Algumas das comunidades que receberam proteção contra áreas de risco nos últimos anos incluem Boa Vista de São Caetano, Daniel Lisboa, Plataforma, Castelo Branco, Lobato, Pituba, Cajazeiras VI e Fazenda Grande do Retiro.

Tags

Notícias Relacionadas