NotíciasCidadeMaio Amarelo: Prefeitura lança campanha de conscientização no trânsito

Maio Amarelo: Prefeitura lança campanha de conscientização no trânsito

Campanha de conscientização acontece em todo Brasil

| Autor: Redação

Foto: André Souza / Varelanet

A Prefeitura de Salvador lançou a campanha Maio Amarelo nesta segunda-feira (8). A campanha é voltada para a conscientização no trânsito e acontece em todo o país. O anúncio oficial foi realizado no Farol da Barra e contou com a presença do prefeito Bruno Reis, que destacou a importância da campanha para a redução no número de mortes no trânsito.

A cidade de Salvador registrou uma redução de 13% no número de mortes no trânsito entre 2020 e 2023. “Quando eu assumi a Prefeitura, eu renovei o nosso compromisso com a ONU de manter a redução de 50% de vítimas fatais por acidentes de trânsito. E aí teremos o Maio Amarelo com diversas ações que vão ajudar na conscientização para que a gente continue perseguindo a redução desse número”, destacou Bruno Reis. 

Os dados constam no Relatório Preliminar de Vítimas Fatais 2023, apresentado durante o evento pelo superintendente de Trânsito (Transalvador), Décio Martins. Em 2020, a capital baiana registrou 130 mortes no trânsito, contra 113 no ano passado. Já o número de óbitos de pedestres caiu de 55 para 34 no mesmo período, que corresponde ao início da 2ª Década de Ação em Segurança Viária da ONU, que vai até 2030. 

 

                                               Foto: André Souza / Varelanet

Moto faixas

O evento de lançamento da campanha Maio Amarelo também marcou o anúncio da criação de moto faixas na cidade. O modelo estudado pela Prefeitura segue a "Faixa Azul", implementada em São Paulo que tem reduzido o número de acidentes de moto. “Estamos estudando e vamos implantar em Salvador, para trazer mais segurança a todos que trafegam de moto, as motofaixas. Já é uma realidade em São Paulo. Ainda não é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro, mas já existem vias programadas que nós vamos fazer intervenções, como a Bonocô, por exemplo. Vamos requalificar todo o canteiro central, vamos fazer todo o recapeamento, e vamos trazer as motofaixas para começar os testes em nossa cidade e seguir ampliando para outras vias”, contou.

Tags

Notícias Relacionadas