NotíciasCidadeIgreja dos Alagados ganha requalificação do seu entorno para estimular turismo

Igreja dos Alagados ganha requalificação do seu entorno para estimular turismo

A obra é mais uma que faz parte das celebrações do aniversário de 475 anos de Salvador

| Autor: Redação

Foto: Betto Jr. / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador  requalificou todo o entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Alagados e de São Paulo II, no bairro do Uruguai, nesta sexta-feir (22). A requalificação visa proporcionar para à população mais conforto, segurança, infraestrutura e acessibilidade. A obra é mais uma que faz parte das celebrações do aniversário de 475 anos de Salvador, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis e teve um investimento de R$ 6,3 milhões.

Um projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a intervenção faz parte do Plano de Bairros da Península de Itapagipe e tem objetivo de oferecer condições de vida melhores para a população do local, e desenvolver o potencial turístico religioso da região, que abriga o único templo do mundo já visitado por três santos da Igreja Católica: São João Paulo II, Santa Teresa de Calcutá e Santa Dulce dos Pobres.

Durante seu discurso, Bruno Reis afirmou que, para que uma região seja atrativa aos turistas, é preciso primeiro que ela seja boa para quem vive nela. 

“Foi o que nós aplicamos aqui. O benefício desta intervenção é, primeiro, para a comunidade do final de linha do Uruguai e todo o entorno da igreja. Aqui, na realização desta obra, nos preocupamos com os mínimos detalhes. A FMLF conversou com a comunidade, ouviu sugestões, recolheu ideias e pôs no papel. E hoje, tudo isso se torna realidade”, disse.

Ele também destacou a criação de cerca de 10 quiosques no entorno da Igreja dos Alagados, entregues a permissionários moradores do Uruguai, que poderão comercializar bebidas, lanches e o que mais tiverem interesse.

“Tivemos a preocupação com as pessoas que trabalham aqui, como Dona Valdomira, permissionária mais antiga do Uruguai que já recebeu a chave do seu novo quiosque. Em todas as obras da Prefeitura a gente procura oferecer essa oportunidade. São pessoas que vão poder trabalhar e, através do seu suor, vão garantir o seu sustento, o seu pão de cada dia”, afirmou.

A requalificação urbana abrangeu melhorias não apenas no entorno da igreja, mas também nas áreas do Cine Teatro, do Espaço Cultural dos Alagados e do Terminal de Ônibus do Uruguai. Além da criação de espaços de convivência e lazer, os serviços envolveram pavimentação e reconstrução de meio-fio, colocação de piso intertravado, drenagem, implantação de quiosques, parque infantil, academia de ginástica, área de jogos, 13 pergolados em eucalipto, guarda-corpo, contenção em alvenaria de pedra e banheiros.

Tags

Notícias Relacionadas