NotíciasCidadeHomem morre após ser amarrado durante surto psicótico no Distrito Federal

Homem morre após ser amarrado durante surto psicótico no Distrito Federal

Família reclama do atendimento recebido pela vítima na unidade de saúde

| Autor: Redação

Foto: Divulgação / Imagem ilustrativa

Um homem de 33 anos, identificado como Antônio Marcos, morreu após passar mal, na madrugada do último domingo (12). A vítima teria apresentado um quadro de surto psicótico próximo a um centro comercial no Distrito Federal e foi socorrido por militares do Corpo de Bombeiros, e levado para uma Unidade de Pronto de Atendimento (UPA). A família da vítima reclama do atendimento. 

Segundo os familiares de Antônio Marcos, a vítima foi mantida amarrada, mesmo quando já se encontrava na unidade de saúde. O Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do DF (IGES-DF), que administra a UPA, disse que o homem chegou "contido mecanicamente em decorrência de agitação psicomotora e extrema agressividade", justificando que a atitude, embora possa causar choque, é necessária em determinadas situações. 

O IGES ainda disse que o homem recebeu pronto atendimento na UPA, "sendo tomadas todas as medidas clínicas para a assistência médica. Infelizmente, o paciente evoluiu para o óbito, apesar de todo o esforço da equipe". Já o Corpo de Bombeiros afirmou que em alguns casos, como no surto de Antônio Marcos, a imobilização do paciente é necessária para garantir a integridade, não só da vítima, mas das pessoas próximas. 

De acordo com o G1, Antônio, que tinha um histórico de surtos pelo consumo de drogas, teve uma parada cardiorrespiratória, sendo reanimado sem sucesso. 

Tags

Notícias Relacionadas