NotíciasCidadeFortes chuvas em Salvador causam danos a população, saiba o que fazer

Fortes chuvas em Salvador causam danos a população, saiba o que fazer

Capital baiana registrou em abril o maior volume de chuva dos últimos 30 anos

| Autor: João Victor

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A capital baiana enfrenta o mês de abril mais chuvoso desde 1996. Até o momento, o volume de chuva já ultrapassa 668 mm em Salvador. Com esse número, 2024 se coloca na posição de quinto abril mais chuvoso em 51 anos.

Com as fortes chuvas, muitos danos foram causados a população. Durante o período, deslizamentos foram registrados, pessoas perderam suas casas, moveis, eletrodomésticos e ficaram sem local para se abrigar.

Uma dessas pessoas foi José Bispo, morador da Mata Escura, aposentado e com 67 anos, José mora com a filha e o neto e viu seus móveis serem destruídos após alagamento em sua casa devido às chuvas do mês de abril.

“Foi uma chuva muito forte, não estava esperando, começou a subir água pra tudo que é lado, subindo, subindo e de repente já estava tudo alagado, só deu tempo de subir algumas coisas, mas perdi geladeira, sofá, guarda-roupa, ficou tudo molhado e alagado que não deu pra recuperar quase nada." lamentou José.

“Depois de tudo a gente fica sem saber o que fazer, catando coisa aqui e ali pra ver o que ainda presta e tentado se reerguer. Buscando ajuda de vizinho e ver o que a gente consegue de auxílio do governo pra ajudar.” completou José Bispo.

A realidade de seu José é a mesma enfrentada por muitos moradores da capital baiana, que com as perdas, ficam sem ter para onde ir e até mesmo sem saber como agir em uma situação tão adversa.

Ações da Prefeitura 

Durante as chuvas, a prefeitura de Salvador disponibilizou 13 escolas e Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) para abrigar as famílias que residem em área de risco e não tinham para onde ir em busca de proteção. Além disso, 2 mil pessoas tiveram direito ao aluguel social, concedido as pessoas que precisaram sair de suas casas em função de algum transtorno causado pelos temporais.

Muitas quedas de energia foram registradas nesse período, por conta da queda de árvores e deslizamentos causados pela chuva. Para esses casos, onde um eletrodoméstico é danificado devido oscilação da energia elétrica, o prejudicado precisa entrar em contato com a distribuidora de energia, a Coelba, pelo contato 116 ou comparecer em uma loja de atendimento mais próxima para informar o dano em até 90 dias após a ocorrência. Após o registro, uma visita será agendada para verificação dos danos e uma avaliação para indenização pelos problemas sofridos.


 

Tags

Notícias Relacionadas