NotíciasCidadeFortes chuvas causam transtornos e deixam ruas de Salvador alagadas

Fortes chuvas causam transtornos e deixam ruas de Salvador alagadas

Defesa Civil do munícipio faz alertas para à população por conta de áreas de risco

| Autor: André Souza

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Fortes chuvas atingem Salvador nesta segunda-feira (8), causando transtornos, deslizamentos de terra e alagando diversas ruas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) informa que em sete dias já choveu mais do que a média histórica para todo o mês abril na capital baiana.

O orgão emitiu um alerta máximo devido o acumulado de chuvas estar acima de 150 milímetros nas últimas 72  horas. Entre a madrugada desta segunda-feira até o período da tarde mais de 9 deslizamentos de terra já foram registrados na capital baiana, sendo cerca de cinco deles em regiões do centro.

Um dos deslizamentos atingiu parte do prédio da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) , no Vale dos Barris. A Codesal foi acionada,  se deslocou até o local, fez vistoria e isolou a área. 

Por meio de uma nota, a Transalvador notificou que ocorreu um deslizamento de terra nas proximidades do edifício, e equipes de bombeiros e técnicos da Codesal responderam prontamente ao incidente. Conforme orientação dos engenheiros da Defesa Civil, as demais instalações da sede administrativa foram evacuadas como medida de precaução.

Áreas de risco

A Codesal já acionou 14 sirenes em áreas de risco prioritárias, dando seguimento ao protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC). Confira abaixo às 14 áreas de risco prioritárias:

Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Vila Sabiá, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria.  

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, falou sobre os riscos e quais ações as pessoas devem tomar para sua segurança. 

"As pessoas devem ficar atentas, procurar sair de suas casas ao menor sinal de risco, buscar abrigo em locais seguros, mesmo que a intensidade da chuva se reduza. O solo continua bastante encharcado e é grande o risco de deslizamento", alerta o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo.  

Previsão 

Ainda de acordo com a Codesal a previsão é a de que as chuvas continuem nesta segunda-feira (08), O orgão integra a categoria de serviços essenciais do município, e permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
 

Tags

Notícias Relacionadas