NotíciasCidadeEstação da Lapa contará com teste de HIV no sábado (4)

Estação da Lapa contará com teste de HIV no sábado (4)

Para realizar o teste, basta o cidadão ir ao local com documento de identidade, comprovante de residência e Cartão SUS

| Autor: Redação

Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Pelo dia Mundial de Luta contra a Aids, um posto de atendimento será montado, no próximo sábado (4), na Estação da Lapa, para testagens de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. 

A unidade funcionará das 8h às 12h. Para realizar o teste de forma gratuita, basta o cidadão ir ao local com documento de identidade, comprovante de residência e Cartão SUS. 

Outros serviços também serão oferecidos, como aferição de pressão arterial, avaliação da porcentagem de gordura corporal, entre outros. 

De acordo com a infectologista e diretora do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), Leila Azevedo, à TV Bahia ela informou que ano passado e esse ano houve subnotificação dos diagnósticos de HIV na Bahia por conta da pandemia, o que dificulta o tratamento das pessoas com a doença. Foram mais de 2.800 casos identificados em 2019, contra cerca de 1.600 em este ano.

A médica fez questão de destacar que há uma diferença entre o HIV e a AIDS e lembrou da importância do diagnóstico para o convívio com a doença, em caso de teste positivo, sem maiores danos à saúde.

“O HIV é o vírus que provoca a doença AIDS. AIDS é a doença instalada que aparece um tempo depois da pessoa infectada que não for tratada. A pessoa que tem o HIV precisa ter o diagnóstico para poder tratar e não desenvolver a doença AIDS. Porque é uma doença grave que pode levar a óbito ou deixar sequelas importantes”, explicou.

Caso o cidadão seja identificado com HIV, a pessoa pode realizar o tratamento em três Serviços de Atendimento Especializado (SAE) de Salvador, que ficam nos bairros de Nazaré, Liberdade e Bonfim, na Avenida Dendezeiros. Os locais funcionam como centro de testagem e acolhimento.

Quem possui o vírus HIV pode ter acesso aos serviços no SAE por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde, na rede de atenção primária, ou por demanda espontânea, sendo necessário apenas ir a um dos postos com os documentos para consulta médica e, em seguida, fazer exames e procedimentos necessários.

Tags

Notícias Relacionadas