NotíciasCidadeEnem 2021: Baianos falam da importância do exame em sua vida profissional

Enem 2021: Baianos falam da importância do exame em sua vida profissional

O Varela Net traz histórias e dicas de pessoas que tiveram êxito no exame. O primeiro dia de provas acontece neste domingo (21)

| Autor: Marcos Valença

Foto: Reprodução/ arquivo pessoal

Em meio a muita polêmica, com direito a entrega de cargos no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e gerando debates sobre a politização da prova, neste domingo (21), cerca de 3 milhões de brasileiros realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Se no passado o exame servia como teste para os vestibulares mais disputados, hoje a expectativa dos alunos é garantir uma vaga de forma direta nas universidades e conseguir uma formação no ensino superior.

“Eu ingressei na minha primeira faculdade de Engenharia de Produção, na Área 1, entretanto, na época não consegui o Financiamento Estudantil - FIES, e tive que abandonar. Surgiu o programa do Faz Universitário, e eu me encaixava no perfil, por ser aluno de escola pública. Fiz a prova do Enem, me candidatei a uma das vagas do programa, no curso de Administração com ênfase em Finanças da Faculdade de Tecnologia Empresarial - FTE, e me formei no ano de 2008”, relembrou o administrador Márcio Serapião, de 42 anos e natural de Salvador.

Outro brasileiro que utilizou a prova do Enem para avançar na vida profissional foi a jornalista Sthepanie Ferreira, que deixa uma dica para quem for fazer a prova. “O Enem não deve ser levado de qualquer forma, não pode ser negligenciado. É preciso seriedade e cuidado ao fazê-lo. Ele impacta a vida dos jovens”, afirmou a jornalista baiana.

A jornalista explica a relação com exame e como ele foi importante na sua formação. “Eu venho de uma família em que todos são crias do ensino público. E o Enem foi o canal, para mim e para eles, que tornou possível o contato com o ensino superior. O Enem proporciona algo que normalmente não se é dado a quem não tem acesso a ensino de qualidade, que é oportunidade, já que com ele você consegue visualizar opções - faculdade particular, técnico, universidades em outros lugares - e vê o que é mais viável pra si e com sua realidade. Claro que isso, unido a programas sociais que são importantes e abrem de fato as portas. Além disso, o Enem consegue avaliar - ainda que de longe, porque a gente sabe que ele ainda não alcança todas as camadas mesmo tendo insenção na taxa - como está o ensino no Brasil, trazendo mais informações para que seja trabalhada em prol da melhoria do ensino”, concluiu Sthepanie.

Provas

O Enem será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Neste primeiro domingo (21) serão realizadas provas de linguagens, ciências humanas e redação. No seguinte, dia 28, as avaliações serão de matemática e ciências da natureza. 

Além do Brasil, instituições em Portugal, França, Irlanda, Reino Unido, Canada e Estados Unidos aceitam a nota do Enem para ingressar em instituições de ensinos.

Tags

Notícias Relacionadas