NotíciasCidadeCampanha da Transalvador alerta sobre o perigo de beber e dirigir

Campanha da Transalvador alerta sobre o perigo de beber e dirigir

A iniciativa visa chamar a atenção sobre as consequências que as imprudências no trânsito podem trazer

| Autor: Redação

Foto: Ascom Salvador

Mais um ano se inicia com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) lançando um alerta para sensibilizar a população sobre a necessidade de adotar comportamentos responsáveis no trânsito durante o Festival Virada Salvador. A autarquia municipal instalou elementos de sinalização, como balões infláveis (blimps) com mensagens educativas, e simulações de veículos acidentados ao longo da Avenida Octávio Mangabeira, nas proximidades da Arena Daniela Mercury, local dos festejos.

A campanha tem como objetivo destacar as consequências que a imprudência no trânsito pode acarretar, especialmente em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. "Com essa iniciativa, queremos conscientizar todos que participarão do Festival para que mantenham a atenção e evitem, principalmente, dirigir após ingerir bebidas alcoólicas. Pedimos que optem pelo transporte coletivo ou por veículos de aplicativo. A alegria da festa não deve ser acompanhada pelo desrespeito às normas de trânsito", declara Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.

Cuidadosamente, de janeiro a novembro de 2023, a capital baiana registrou 3.213 acidentes de trânsito, resultando em 3.793 feridos e 99 vítimas fatais. Os principais fatores de risco, derivados da ação humana, podem ser evitados: o excesso de velocidade, o uso de celular ao volante e a condução após o consumo de bebidas alcoólicas.

Nesse período, mais de 4,2 mil condutores de Salvador foram autuados pelo órgão de trânsito por desrespeito à Lei Seca. Esse número representa cerca de 7% do total abordado na Operação Respeite a Vida, conduzida diariamente pela Transalvador para coibir aqueles que persistem em dirigir após consumir bebidas alcoólicas.

Em preparação para a Virada Salvador 2024, a Transalvador implementou uma operação especial de trânsito nas imediações da Arena Daniela Mercury, na Orla da Boca do Rio, de 28 de dezembro a 1º de janeiro. A estratégia visa assegurar a mobilidade no trânsito e proporcionar maior segurança aos residentes locais e aos turistas que desejam aproveitar as atrações.

Assim como nos anos anteriores, não haverá interdição do tráfego de veículos na região. Os esforços estarão concentrados na segurança dos pedestres e na fluidez do trânsito na Avenida Octávio Mangabeira, nos sentidos Itapuã e Pituba.

Para garantir uma circulação mais eficiente no trânsito e orientar adequadamente pedestres e condutores, serão instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal. Eles fornecerão orientações sobre a travessia de pedestres, pontos de embarque e desembarque, locais para táxis e mototáxis, e áreas onde é proibido estacionar.

As viaturas serão posicionadas estrategicamente para iniciar o acompanhamento e ordenamento do trânsito na região. A operação será intensificada a partir das 15h, horário previsto para o início da chegada do público aos shows. A fiscalização será mais rigorosa no entorno do evento, visando evitar paradas e estacionamentos irregulares na Avenida Octávio Mangabeira. Haverá 14 pontos fixos de fiscalização, além de quatro áreas para fiscalização em rondas, nos bairros do Stiep e Boca do Rio.

Tags

Notícias Relacionadas