NotíciasCidadeAgentes de saúde esperam derrubada de veto nesta terça e não descartam parar

Agentes de saúde esperam derrubada de veto nesta terça e não descartam parar

Categoria tem a expectativa de que vereadores compareçam à Câmara Municipal nesta terça (9) e votem a favor da derrubada do veto do prefeito Bruno Reis, que impede a aplicação do piso salarial ao trabalhadores de Salvador

| Autor: Jefferson Domingos

Foto: Divulgação

Em mais um capítulo da longa jornada por reajuste salarial, os agentes de saúde e de endemias de Salvador têm a expectativa de uma resolução do caso nesta terça-feira (9), durante sessão ordinária na Câmara Municipal. Na ocasião, eles esperam que os vereadores compareçam e votem a favor da derrubada do veto imposto pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), que impede a aplicação do piso salarial ao trabalhadores da capital baiana

O assunto seria colocado em votação na semana passada, porém, a sessão foi cancelada por falta de quórum, uma vez que a base municipal não esteve presente, o que para a categoria, foi uma ordem do prefeito, justamente para o veto não ser colocado em pauta. Mas, nesta semana, os agentes esperam um último e feliz capítulo. 

"A expectativa de hoje [terça] é forçar os vereadores a derrubar esse veto. Contamos com a presença dos vereadores para cumprir essa luta. Derrubada do veto já!", declarou Enádio Pinto, presidente da Associação dos Agentes de Combate a Endemias de Salvador (AACES).

O representante ressaltou que categoria irá fazer uma assembleia ainda nesta terça-feira para decidir os próximos passos e não descarta chance de uma paralização dos trabalhadores.

Nas úlitmas semanas, o agentes de saúde têm realizados diversas mobilizações pelas ruas de Salvador ena busca pela equiparação do salário dos trabalhadores dao Piso Nacional, conforme a Emenda Constitucional 120.


Emenda 120

Em maio, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional (EC) 120, que prevê um piso nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo país. Salvador é a única capital brasileira e única cidade da Bahia que não paga o Piso Nacional Salarial aos profissionais. Atualmente, na capital do estado, a categoria tem como salário-base inicial R$ 877,07.

"São as vidas de 3.440 de famílias de Salvador que estão em jogo. A gente vê no interior da Bahia, em sua totalidade, aprovando em sua Câmaras de Vereadores o cumprimento da Emenda Constitucional. Infelizmente, a capital que deveria ser exemplo, está neste impasse", completou Enádio, deixando explícita a sua indignação.

Leia mais:

Salvador: Agentes de saúde cobram apoio de vereadores para derrubar veto de Reis

Em luta por reajuste há 7 anos, agentes de saúde fazem novo protesto em Salvador

Tags

Notícias Relacionadas