Surfistas salvam baleia franca em Santa Catarina
Animal passou três dias com rede de pesca presa ao corpo

Foto: Reprodução redes sociais
Viralizou essa semana nas redes sociais o salvamento de uma baleia franca, que passou três dias presa numa rede de pesca na Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O conteúdo foi compartilhado nas redes sociais através de um vídeo registrado pelo fotógrafo Carlos Anselmo.
“Nos últimos três dias, acompanhamos uma baleia-franca em perigo com uma rede de pesca presa à sua carapaça. Diante da recorrência de possíveis riscos, exercemos o dever de agir. A retirada da rede foi feita com muito cuidado, por uma pessoa com conhecimento e treinamento em resgates, priorizando a segurança de todos os envolvidos”.
As autoridades de Santa Catarina estiveram atentas à aparição da baleia. O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Ambiental se aproximaram do animal, mas optaram pela não intervenção, julgando que a rede não comprometia a mobilidade da baleia.
O fotógrafo justificou por que tomou a decisão de agir com seus amigos: "Importante ressaltar que a legislação brasileira determina a intervenção de qualquer cidadão em situações de risco à vida de humanos e animais... Nossa ação exitosa foi movida exclusivamente pelo respeito à vida e à natureza."
Entre julho e novembro, é comum avistar baleias-francas na costa catarinense. O litoral de Santa Catarina faz parte a rota migração das baleias, que vêm ao hemisfério sul para parir e amamentar seus filhotes.