NotíciasBrasilRio de Janeiro retoma normalidade após operação policial mais letal da história

Rio de Janeiro retoma normalidade após operação policial mais letal da história

Estado registrou ao menos 64 mortos em megaoperação contra o Comando Vermelho; criminosos reagiram bloqueando 35 ruas na capital

| Autor: Redação - Varela Net
Rio de Janeiro retoma normalidade após operação policial mais letal da história

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Rio de Janeiro amanheceu nesta quarta-feira (29) em situação de normalidade, após o caos vivido na terça-feira (28). As forças de segurança do estado realizaram a operação mais letal da história contra o Comando Vermelho, que deixou ao menos 64 mortos — número que pode ultrapassar 100, segundo estimativas preliminares. Em retaliação, criminosos bloquearam 35 ruas em diferentes pontos da cidade, usando veículos atravessados, latões de lixo, barricadas e materiais em chamas.

Por volta das 6h, o Centro de Operações e Resiliência (COR) da prefeitura informou que a cidade havia retornado ao estágio 1, o mais baixo em uma escala de cinco níveis — o que indica que “não há ocorrências de grande impacto”. O estágio 2 havia sido acionado às 13h48 da terça-feira, devido às interdições e aos transtornos nos modais de transporte.

Durante a madrugada, todas as vias bloqueadas foram liberadas. A última a ser desobstruída foi a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga as zonas Norte e Oeste, passando pelo Complexo do Lins, às 2h45.

Os transportes públicos também funcionam normalmente nesta manhã. Segundo o COR, as operações de ônibus, VLT, BRT, metrô, trens e barcas ocorrem sem alterações. Na terça-feira, em meio aos bloqueios, mais de 200 linhas tiveram seus itinerários interrompidos ou desviados, e 71 coletivos foram usados pelos criminosos como barricadas.

A alta demanda de passageiros nos trens e metrô — causada pela volta antecipada para casa durante a tarde — resultou em superlotação nas estações e composições. As empresas precisaram reforçar a operação com carros extras nos dois modais para atender à população.

Tags

Notícias Relacionadas