NotíciasBrasilMaio Laranja e a luta contra o abuso sexual infantil

Maio Laranja e a luta contra o abuso sexual infantil

Saiba ações para prevenir o abuso sexual infantil

| Autor: Bruno Silva

Foto: Freepik

No mês de maio ocorre a campanha chamada “maio laranja”, que é uma iniciativa que tem como objetivo dar visibilidade para o combate a pratica de abuso sexual infantil. De acordo com informações, a cada hora, 3 crianças são abusadas no Brasil. Todos os anos cerca de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil, dessas, cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade.

Ao que os dados indicam, somente 7,5% dos casos de abuso sexual infantil são denunciados às autoridades, o que significa que o número é muito maior que 500 mil, porém normalmente não há denúncias, seja por medo ou por outro motivo.

Abuso infantil na internet

Em 2023, as denúncias de imagens e vídeos contendo conteúdo de abuso infantil teve seu maior numero em 18 anos.

De acordo com a SaferNet que é uma organização que é responsável pela Central Nacional de Crimes Cibernéticos, que opera em parceria com os Ministérios Públicos e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) que têm o intuito de combater os cibercrimes contra os Direitos Humanos, a organização recebeu cerca de 71 mil denúncias de imagens e vídeos com conteúdo de abuso infantil, o que significa que ocorreu um aumento de 77,13% nas denúncias.

Prevenção do abuso infantil

As melhores formas de prevenção contra o abuso sexual infantil é conversar com a criança, falar sobre as partes intimas dela, ensinando os nomes corretos e explicar o que são áreas que ninguém pode tocar e nem ver, apenas os pais quando forem dar banho ou trocar de roupa. Outra forma que obviamente não anula a anterior é incentivar a criança a conversar com você, criando um ambiente seguro para que exista uma confiança por parte da criança, para que ela sinta que pode contar qualquer coisa para você.

Também é sempre importante supervisionar o que a criança anda consumindo na internet, com quem anda conversando, pois muitas vezes ocorrem situações de abuso na internet, muitos abusadores tendem a manipular a criança para que elas façam o que ele quer. E por fim é muito importante analisar o comportamento da criança, sempre ficar atento pois se ocorrerem mudanças comportamentais pode significar que há algo de errado e que ela pode ter passado por alguma situação traumática.

Simone Moutinho, delegada da Polícia Civil falou sobre o assunto: “A prevenção do abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes se faz necessária. A consciência sobre o papel de toda a sociedade é o melhor caminho. Por esse motivo, sempre que realizamos ações repressivas, promovemos uma ação de cunho social”.

Ela completou apontando a importância da denúncia, mesmo que anônima. “A denúncia é muito importante para continuarmos esse trabalho. Por isso, quem souber de algum caso deste tipo, pode passar informações para o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), ligando para 181 e não precisa se identificar”.

Tags

Notícias Relacionadas