NotíciasBrasilLula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado após megaoperação no Rio

Lula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado após megaoperação no Rio

Nova legislação prevê penas mais severas para quem tentar impedir ações contra facções criminosas

| Autor: Redação - Varela Net
Lula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado após megaoperação no Rio

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou um projeto de lei que endurece o combate ao crime organizado no Brasil e amplia a proteção a agentes públicos que atuam na área. O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União (DOU).

A Operação Contenção, realizada na terça-feira (28), mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar e foi considerada a mais letal da história do estado. Segundo o governo fluminense, mais de 120 pessoas morreram, entre elas quatro policiais.

Na quarta-feira (29), Lula afirmou que o Palácio do Planalto vem intensificando medidas contra organizações criminosas. Ele informou ainda que determinou ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e ao diretor-geral da Polícia Federal que fossem ao Rio de Janeiro para se reunir com o governador Cláudio Castro (PL).

“Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades. Precisamos de um trabalho coordenado que atinja a espinha dorsal do tráfico sem colocar policiais, crianças e famílias inocentes em risco”, publicou o presidente nas redes sociais.

De acordo com o texto sancionado, a nova lei cria dois novos tipos penais relacionados à obstrução de ações contra o crime organizado:

  • Obstrução de ações contra o crime organizado;
  • Conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado.

Para ambas as modalidades, a pena prevista é de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa.

Tags

Notícias Relacionadas