Janja anuncia que Brasil enviará ajuda humanitária à Faixa de Gaza
rimeira-dama afirmou que país enviará alimentos, remédios e itens essenciais à população palestina

Foto: Fernando Bizerra/EFE
A primeira-dama Janja Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou o envio de ajuda humanitária do Brasil à Faixa de Gaza, incluindo alimentos, remédios e itens essenciais para atender às necessidades básicas da população local.
“Neste momento em que milhões de palestinos retornam às ruínas de suas casas, tentando reconstruir suas vidas, apesar das enormes perdas sofridas nos últimos dois anos, eles precisam de mais do que solidariedade — precisam de ações concretas, tanto materiais quanto políticas, para que o cessar-fogo acordado seja definitivamente cumprido”, declarou Janja durante o encerramento do Fórum Mundial da Alimentação.
Em seu discurso, a primeira-dama destacou que o acesso à alimentação tem se tornado mais difícil para milhões de pessoas em razão das mudanças climáticas e de eventos extremos, como secas, enchentes e alterações nos ciclos de chuva.
“Seja por causa do clima ou das guerras, a desnutrição grave tem causado a morte de centenas de milhares de pessoas, especialmente crianças. A Palestina e o Sudão são exemplos claros do uso da fome como arma de subjugação e exploração”, afirmou. “Essas são crises que nos envergonham como humanidade, diante das quais não estamos agindo com a urgência e a intensidade necessárias.”
Janja também criticou a postura de países ricos, que, segundo ela, não têm cumprido os acordos multilaterais de cooperação internacional.