Inscritos no CadÚnico terão pedido de isenção simplificado para CPNU 2025
A edição deste ano do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) oferta 3.652 vagas para 32 órgãos

Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo
O processo para conseguir a isenção da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como "ENEM dos concursos", foi simplificado a partir desta quinta-feira (3), como consta no edital divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A partir de agora, beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) não precisam mais preencher o Número de Identificação Social (NIS) no momento da inscrição.
Conforme a pasta, a verificação do direito à isenção pela condição de hipossuficiência econômica será feita por meio do cruzamento automático de dados já cadastrados na União. A solicitação de isenção deve ser feita até terça-feira (8).
Para quem não tiver direito à isenção, o pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até às 23h59 do dia 21 de julho, no valor único de R$ 70 para os cargos de nível superior e médio. Entre as formas de pagamento disponibilizadas para quitar o Guia de Recolhimento da União (GRU), estão Pix, cartão de crédito (sujeito a tarifas da operadora) ou boleto GRU, com pagamento exclusivo pelo Banco do Brasil.
Anteriormente, o candidato também podia efetuar em dinheiro ou em um ponto físico. Na primeira versão do edital, a GRU poderia ser paga diretamente em qualquer agência bancária, casas lotéricas e unidades dos Correios. Agora, está restrito à plataforma PagTesouro.
A segunda edição do CPNU oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, e foi lançada na terça-feira (1). As provas serão aplicadas em duas fases: a primeira, de provas objetivas, será realizada em outubro, enquanto a segunda, com questões dissertativas, acontecerá em dezembro para os aprovados na etapa anterior.
Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos, com a possibilidade do candidato se inscrever para diferentes cargos dentro do mesmo bloco e definição de sua lista de preferência pelas vagas?.