Geraldo Alckmin contesta Trump e diz que ele está equivocado sobre Bolsonaro
Crítica surge em meio a uma série de manifestações de Trump

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) respondeu, na última quarta-feira (9), às recentes declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Brasil e Jair Bolsonaro (PL). Alckmin afirmou que Trump está "equivocado" em relação ao ex-presidente brasileiro e as circunstâncias políticas que envolvem o país.
A crítica surge em meio a uma série de manifestações de Trump, que tem se posicionado publicamente em defesa de Bolsonaro, sugerindo até uma espécie de “caça às bruxas” contra o ex-mandatário. Para Alckmin, essas declarações demonstram uma falta de compreensão sobre o contexto político brasileiro. “Acho que ele está mal-informado, porque o presidente Lula ficou preso quase 2 anos. Ninguém questionou o Poder Judiciário. Ninguém questionou a questão do país. É assunto interno do Poder Judiciário. Não tem sentido”, declarou o vice-presidente.
Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento e Indústria, classificou as palavras de Trump como uma tentativa inadequada de interferir nos assuntos internos do Brasil. O vice-presidente destacou que o posicionamento do ex-presidente dos EUA reflete um "total desconhecimento" sobre as ações e as circunstâncias do governo Bolsonaro.
As críticas de Trump a respeito do tratamento dado a Bolsonaro começaram na última segunda-feira (7), quando o ex-presidente americano apontou o que considerou um “tratamento terrível” direcionado ao ex-mandatário brasileiro e pediu que Bolsonaro fosse “deixado em paz”. Na mesma linha, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil também se manifestou, reforçando as declarações de Trump e defendendo o ex-presidente.