NotíciasBrasilEstudo diz que 36% dos brasileiros passam mais de 1h por dia no transporte

Estudo diz que 36% dos brasileiros passam mais de 1h por dia no transporte

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria relata consequências na qualidade de vida e rotina profissional

| Autor: Redação

Foto: Uedenilson Almeida/Varelanet

Pouco mais de um terço dos brasileiros, 36% passam mais de uma hora por dia em deslocamento para realizar atividades de rotina, como trabalho e estudo. A conclusão é do levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Metade dessas pessoas afirmam ter a qualidade de vida afetada graças ao tempo gasto no transporte, sendo estresse o sintoma mais recorrente.

Foram entrevistadas 2.019 pessoas, acima de 16 anos, economicamente ativas em cidades do país com mais de 250 mil habitantes. O questionário circulou entre 1º e 5 de abril deste ano. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Segundo o levantamento, o lado profissional é o mais afetado pelo tempo gasto no transporte. Dos entrevistados, 60% relatam atrasos para o trabalho. Parte ainda diz ter deixado de aceitar ofertas de emprego (32%) ou trocado de posto (10%) em razão do percurso.

De acordo com 29% dos entrevistados, os minutos de locomoção aumentaram após a pandemia. Eles creditam isso a uma diminuição da frota.

Tags

Notícias Relacionadas