NotíciasBrasilEscola receberá psicólogos especialistas em violência após atentado no RS

Escola receberá psicólogos especialistas em violência após atentado no RS

Adolescente matou uma criança e feriu outras duas

| Autor: Redação - Varela Net
Escola atingida pelo atentado

Escola atingida pelo atentado |Foto: Polícia Civil RS/Divulgação

Após o trágico ataque ocorrido na última terça-feira (8), em que um adolescente invadiu uma escola com uma faca e matou uma criança de 9 anos, deixando outras duas feridas, a prefeitura de Estação, no Rio Grande do Sul, suspendeu por tempo indeterminado as aulas em todas as escolas da rede municipal.

Como medida emergencial, foi montado um espaço de acolhimento na Casa da Cultura do município, destinado a familiares, alunos e educadores, onde profissionais de saúde e assistência social prestam atendimento psicológico.

O governador Eduardo Leite se manifestou pelas redes sociais, prestando solidariedade às vítimas e enfatizando que “o que aconteceu não pode ser naturalizado, relativizado ou esquecido”. Ele reforçou a prioridade total na apuração do caso. O adolescente envolvido foi apreendido logo após o ataque.

O governo do estado informou que, junto às secretarias responsáveis e prefeituras, irá intensificar estratégias de proteção e cuidado em todas as escolas gaúchas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também se pronunciou, determinando o envio de psicólogos especializados do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares, criado para lidar com casos de violência extrema, para oferecer apoio à comunidade escolar. Ele destacou ainda a articulação com o Ministério da Justiça para reforçar a proteção nas escolas do país.

Vale lembrar que, desde 2023, o Ministério da Justiça e Segurança Pública mantém, em parceria com a SaferNet Brasil, um canal exclusivo para denúncias de ameaças e ataques contra escolas. As denúncias são anônimas e as informações tratadas em sigilo. As comunicações podem ser feitas por meio do site gov.br/mj ou pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos.

Tags

Notícias Relacionadas