NotíciasBrasilCCJ aprova PEC que criminaliza posse de qualquer quantidade de droga

CCJ aprova PEC que criminaliza posse de qualquer quantidade de droga

Texto apresentado por Rodrigo Pacheco ainda vai ao plenário para análise

| Autor: Redação

Foto: füderi/ Pixabay

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de drogas ilícitas em qualquer quantidade. O texto foi aprovado nesta quarta-feira (13), em votação simbólica, sem contagem nominal de votos. 

Apenas quatro senadores dos 27 da CCJ se manifestaram contrários ao texto, Marcelo Castro (MDB-PI), Fabiano Contarato (PT-ES), Jaques Wagner (PT-BA) e Humberto Costa (PT-PE). A PEC segue para o plenário do Senado e, se aprovada, será enviada para a análise da Câmara. 

O tema segue em discussão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para decidir se é crime uma pessoa portar maconha para consumo próprio. O julgamento foi iniciado em 2015, sendo retomado no último dia 6. Durante votação, o ministro Dias Toffoli pediu a prorrogação do prazo para que o pedido fosse analisado. A votação segue sem data para retornar à pauta do STf.

A Lei de Drogas foi criada em 2006 e estabelece em seu artigo 28 que é crime adquirir, guardar e transportar entorpecentes para consumo pessoal.

No entanto, a legislação não fixa uma pena de prisão para a conduta, mas sim sanções como advertência, prestação de serviços à comunidade e aplicação de medidas educativas (essas duas últimas pelo prazo máximo de cinco meses).

Dessa forma, a lei despenaliza o porte de drogas para consumo próprio, mas também não legaliza a conduta. Se aprovada, a mudança na Constituição proposta na PEC irá classificar a conduta como crime.

Tags

Notícias Relacionadas