Bebês são vacinados com antídoto contra veneno de cobra por engano em hospital
Instituição esclareceu que não houve qualquer reação adversa nos recém-nascido

Foto: Freepik
O Hospital Santa Cruz, localizado em Canoinhas, Santa Catarina, foi palco de um incidente que envolveu a aplicação acidental de um antídoto contra veneno de jararaca em 11 recém-nascidos, entre os dias 9 e 11 de julho. Em vez das vacinas habituais contra hepatite B, os bebês receberam doses do medicamento destinado a neutralizar os efeitos do veneno de serpentes.
A instituição esclareceu que não houve qualquer reação adversa nos recém-nascidos, que seguem estáveis e sem a necessidade de internação. Todos os bebês continuam sendo monitorados pela equipe médica e estão recebendo acompanhamento constante.
A quantidade administrada foi de apenas 0,5 ml, o que representa uma dosagem muito inferior à utilizada no tratamento de picadas de jararaca, que pode variar entre 30 ml e 120 ml, conforme a gravidade do envenenamento. A Secretaria de Saúde de Canoinhas informou que as famílias afetadas foram devidamente comunicadas sobre o ocorrido e que os bebês estão sob vigilância da Vigilância Epidemiológica do município.
Em resposta ao erro, a prefeita da cidade determinou a contratação de uma auditoria externa para apurar as causas do incidente. Embora o hospital tenha gestão independente e seja filantrópico, ele recebe recursos públicos e não pertence diretamente ao município.
A Secretaria de Saúde local ressaltou que o equívoco aconteceu na maternidade do hospital e que, no momento, o principal objetivo é garantir a segurança dos envolvidos e oferecer todo o suporte necessário às famílias afetadas.