Anvisa impede circulação de canetas emagrecedoras irregulares
Segundo o órgão, esses produtos não possuem registro válido no Brasil

Foto: Freepik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta reforçando a proibição de diversas canetas emagrecedoras que circulam irregularmente no país, entre elas T.G. 5 e Lipoless. Segundo o órgão, esses produtos não possuem registro válido no Brasil, condição indispensável para comprovar qualidade, eficácia e segurança.
De acordo com resoluções recentes, está vetada a fabricação, distribuição, importação, venda, propaganda e uso dos itens T.G. 5; Lipoless; Lipoless Eticos; Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar. A agência destaca que a decisão foi tomada diante do crescente número de indícios de comercialização e divulgação clandestina, sobretudo pela internet.
“As medidas foram motivadas pelo aumento das evidências de propaganda e comercialização irregulares, inclusive na internet, o que é proibido para medicamentos no Brasil. Dessa forma, as medidas foram editadas com o propósito de coibir o desvio de uso desses produtos, a fim de proteger a saúde da população”, afirma a agência.
A Anvisa reforça ainda que esses medicamentos não podem ser trazidos do exterior. Importações de produtos sem registro só são autorizadas em situações excepcionais, exclusivamente para uso pessoal, com prescrição médica e mediante o cumprimento de exigências específicas o que não se aplica aos itens incluídos na lista de proibições.
“O uso de medicamentos não aprovados no Brasil dificulta a rastreabilidade em caso de eventos adversos à saúde e impossibilita a adoção de medidas regulatórias em relação aos produtos, caso necessário”, ressalta a Anvisa.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


