473 mil pessoas pedem reembolso por descontos indevidos no Meu INSS
Serviço foi criado após denúncias de cobranças ilegais a aposentados e pensionistas

A imagem mostra o aplicativo Meu INSS |Foto: Divulgação
Mais de 470 mil pessoas solicitaram reembolso no primeiro dia de funcionamento do serviço de devolução de cobranças indevidas pelo aplicativo Meu INSS. Os pedidos foram feitos por beneficiários que não reconheceram descontos em seus contracheques. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pelos presidentes do INSS, Gilberto Waller, e da Dataprev, Rodrigo Assumpção, segundo a Agência Gov.
Ao todo, até as 16h, foram registrados 8,5 milhões de acessos ao serviço. Desses, 480,6 mil pessoas acessaram a área destinada ao pedido de ressarcimento. Segundo Waller, a diferença entre o número de acessos e as solicitações efetivas se deve, em parte, à curiosidade de beneficiários que não foram vítimas da fraude.
O serviço, disponível no aplicativo Meu INSS, foi criado após denúncias de descontos ilegais aplicados por entidades associativas nos contracheques de aposentados e pensionistas. A fraude está sendo investigada pela Polícia Federal e pela Corregedoria-Geral da União. Como resposta, o governo federal determinou o reembolso dos valores e o bloqueio de bens e contas das associações suspeitas.
Rodrigo Assumpção afirmou que não há um prazo limite para solicitar o ressarcimento. “Não há pressa. Cada um, cada uma, no seu tempo, pode buscar a sua reparação”, disse.
Durante a manhã, o sistema apresentou instabilidades devido à alta demanda, mas foi estabilizado no período da tarde. A Dataprev estima que o número de acessos ao Meu INSS nesta quarta-feira foi três vezes maior do que a média diária. O aplicativo costuma registrar cerca de 89,5 milhões de consultas por mês.