Varela condena desobrigação do uso de máscara em Brumado: "Ainda é cedo"
Decisão foi decretada na terça-feira (19) pelo prefeito do município
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Brumado, no sudoeste da Bahia, publicou um decreto nesta terça-feira (19) desobrigando o uso de máscara facial em todo o município.
Conforme a determinação, o único local onde continua obrigatório o uso do material é nas instiuições de ensino das redes pública e privada e para pessoas com sintomas gripais e que estejam infectadas pelo coronavírus.
Como justificativa para a decisão, o prefeito da cidade, Eduardo Vasconcelos (PSB), afirmou que 88,61% já recebeu a primeira dose e que, desde o dia 3 de setembro, não houve registros de internamentos no município em decorrência da Covid-19.
A decisão, contudo, desagradou a Secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, que acendeu um alerta para o grande risco que a população corre ao deixar de utilizar a máscara nesta etapa da pandemia.
"Estar vacinado não quer dizer que a gente pode estar desprotegido. Apenas depois que a maior parte da população estiver vacinada com as duas doses, mais de 80% da população, é que a gente vai poder começar a pensar de que maneira e em quais locais poderemos estar sem máscara, preferencialmente em locais abertos”, disse a secretária.
A decisão também revoltou o apresentador Raimundo Varela, que discordou da medida e classificou a atitude de Vasconcelos como "inconsequente e irresponsável".
"Não se pode mandar o povo tirar a máscara agora, o momento ainda não chegou. Bota na cabeça de quem governa a gente. Não conheço um infectologista que esteja a favor disso. Prefeito, quer aparecer? Pendura uma melancia no pescoço e dá uma volta na Praça da Sé", criticou o apresentador.
"Ontem elegantemente a Dra. Tereza Paim, respondendo pela Secretaria Estadual de Saúde, condenou a atitude tomada pelo prefeito. De forma elegante, ficou contra e disse que o governo do estado não comunga com isso. AInda é cedo para tirar a proteção da população", finalizou Varela.
Confira o vídeo