Terrorismo nutricional: entenda como conteúdo afeta saúde de milhões de pessoas
Assunto tem ganhado destaque após a coach Maíra Cardi ser acusada de utilizar as redes sociais para divulgar e produzir esses conteúdos
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A treta entre a coach Maíra Cardi e o nutricionista Daniel Cady tem dado o que falar nas redes sociais. Tudo começou quando a coach publicou um vídeo no Instagram reagindo a uma receita de bolo e dando o diagnóstico dos futuros problemas que a receita traria à saúde. No vídeo, Maíra afirma que o consumo do bolo traria complicações como: aumento do colesterol, infarto, doença do coração, alzhemer, doença celíaca, oxidação das células, insuficiência hepática e outros. Após a publicação, o nutricionista Daniel Cady, reagiu ao conteúdo fazendo um alerta sobre a promoção do terrorismo nutricional. A partir disso, as duas personalidades passaram a trocar indiretas nas redes sociais, trazendo a tona o assunto terrorismo nutricional.
O termo é uma expressão que descreve a disseminação de informações sensacionalistas e mentirosas sobre alimentação, despertando medo, ansiedade e culpa em relação à comida. O Varelanet procurou o nutricionista Felipe Ferreira para falar sobre a importância em identificar esses conteúdos e como isso reflete nas pessoas. “É necessário avaliar e investigar principalmente a fonte da informação e o indivíduo que a está passando. É também importante destacar que a pessoa mais apta para falar sobre alimento é o nutricionista, que é um profissional capacitado com entendimento sobre dietas e alimentos", conta.
Com as redes sociais, a quantidade de informações sobre alimentação saudável vem crescendo a cada ano, sendo necessário também atentar-se à veracidade desses conteúdos. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), conteúdos que promovem o terrorismo nutricional são responsaveis por mais de 70 milhões de pessoas no mundo que sofrem com algum tipo de transtorno alimentar, como anorexia, bulimia, compulsão alimentar e entre outros.
"Estamos vivendo a época fitness e dos blogueiros que podem compartilhar livremente informações que muitas vezes causa confusão e incertezas nas práticas nutricionais, nós, nutricionistas que trabalhamos de fato com a alimentação e saúde, temos todo o trabalho de desmitificar as informações passadas de forma equivocada", reforça.