Covid 19: Liberação do uso de máscara em algumas cidades baianas divide opiniões
Cinco cidades baianas já flexibilizaram o uso do equipamento de proteção contra a Covid-19
Foto: Millena Marques / Varela Net
A prefeitura de Mata de São João, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), desobrigou o uso de máscaras contra a Covid-19 em ambientes abertos desde o último dia 12 de março. De acordo com a administração do munícipio, a decisão foi tomada devido a baixa no número de casos da doença.
No último domingo (27), em entrevista com alguns turistas e moradores de Praia de Forte, localizada a cerca de 80 quilômetros da capital baiana, o Varela Net coletou opiniões sobre o novo decreto.
Na ocasião, muitas pessoas se posicionaram a favor da flexibilização do uso do equipamento de proteção. É o caso de dona Eliana, que, há mais de 37 anos morando fora do Brasil, considera-se uma turista. "Em locais abertos, não há problema nenhum (ficar sem máscara), mas em locais fechados, acho que ainda deve permanecer proibido. No Brasil, ainda morrem muitas pessoas com Covid, portanto, a Covid não acabou", afirmou.
Por outro lado, ainda há um certo receio na liberação do uso de máscaras, mesmo em ambientes ao ar livre. Baiana de acarajé há 40 anos, Lizia Maria Santos Cardoso, mais conhecida como Marininha, ainda não se sente confortável com a flexibilização e declara a liberação como precoce.
"A gente escuta na televisão que a pandemia ainda não acabou. A minha (máscara) está aqui embaixo do queixo, quando aparece muita gente, eu coloco. Acho que é uma maneira da gente se proteger, apesar de já ter tomado a vacina", afirmou a moradora de Praia de Forte.
Por meio de nota oficial, a prefeitura de Mata de São João informou que tomou a decisão baseada na queda de casos de contaminação da doença e o avanço da vacinação no município e a melhora nos indicadores, como ocupação de leitos, taxas de transmissão e as médias móveis de novos casos e casos ativos da Covid-19 no município.
Cinco cidades baianas já desobrigaram o uso de máscaras em locais abertos. Na manhã desta segunda-feira (28), Feira de Santana, cidade do interior da Bahia, anunciou a flexibilização através de uma coletiva de imprensa e se juntou aos municípios de Mata do São João, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos e Porto Seguro, que também retiraram a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção ao ar livre.
*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes