Fundação José Silveira fortalece saúde digital com novo Teleambulatório Biopsicossocial
Cerimônia contou com a conferência “Saúde Digital com Logística, Inovação, Eficiência e Humanização”
Foto: Divulgação
Na última segunda-feira (21), a Fundação José Silveira (FJS) deu um passo importante rumo à integração entre tecnologia e saúde humanizada ao inaugurar seu Teleambulatório Biopsicossocial. A cerimônia contou com a conferência “Saúde Digital com Logística, Inovação, Eficiência e Humanização”, conduzida pelo Prof. Dr. Chao Wen, referência nacional no tema e curador técnico-científico do Núcleo de Telessaúde da FJS.
Durante sua fala, o especialista destacou o potencial transformador da nova estrutura. “Vocês acabam de construir uma unidade física que pode fazer a diferença para o sistema de saúde do país. Saúde digital não é para substituir a saúde; é para garantir saúde sem distância”, afirmou o Dr. Chao, enfatizando o papel das tecnologias digitais como aliadas no acesso equitativo à saúde.
A visão estratégica da Fundação foi reforçada por Leila Brito, gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico e Inovação da FJS. Para ela, o novo serviço é reflexo do compromisso da instituição com uma atenção à saúde conectada às reais demandas da população. “Este novo serviço traduz como a Fundação entende o cuidado: conectado com as reais necessidades da população, guiado por evidências científicas, sustentado por valores humanos e impulsionado por tecnologia e logística”, pontuou.
Um novo modelo de cuidado biopsicossocial
Sob a liderança de Monica Moreira, gerente de Desenvolvimento e Assuntos Institucionais, o Teleambulatório Biopsicossocial está instalado na sede da Fundação, no bairro da Federação, em Salvador. O espaço foi concebido para promover uma conexão eficaz entre as unidades da FJS e os serviços sob sua gestão em diversas regiões da Bahia, permitindo um atendimento ampliado e integral.
A estrutura prioriza o acolhimento de públicos com dificuldades de locomoção ou acesso restrito a serviços de saúde, promovendo o cuidado nas dimensões física, psicológica e social. Atualmente, o sistema de telessaúde da FJS já conta com cinco teleconsultórios em Salvador, quatro consultórios digitais em Jequié e unidades móveis os chamados telecarts em Jacobina e na Santa Casa de Jequié.
Para o presidente da Fundação, Dr. Geraldo Leite, a iniciativa dialoga com os desafios e possibilidades do tempo presente. “Vivemos a sociedade da informação e do conhecimento. O avanço tecnológico preside todos os momentos da nossa vida. Estamos diante de um admirável mundo novo”, declarou.