Notícias
Saúde
Brasil registra quase 3 mil casos de Oropouche em 2025

Brasil registra quase 3 mil casos de Oropouche em 2025

A Bahia registrou dois óbitos por febre Orobouche em 2024

| Autor: Redação / Varela

Foto: Conselho Federal de Farmácia/Divulgação

Em 2025, o Brasil já contabilizou 2.791 casos de febre do Oropouche, sendo 2.652 ocorrências apenas no Espírito Santo, 99 casos no estado do Rio de Janeiro e 30 em Minas Gerais.

"Quase três mil casos de Oropouche nas quatro primeiras semanas do ano, no Brasil – 95% registrados no Espírito Santo. É uma preocupação adicional em relação ao verão passado que enfrentamos", afirmou o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Venâncio.

Em 2024, a Bahia confirmou duas mortes por febre do Oropouche no estado. Até então, não havia nenhum registro de óbito associado à infecção em todo o mundo. Segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as mortes foram registradas em pacientes sem comorbidades e não gestantes.

O Oropouche é uma doença causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes) do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. A doença passou a preocupar as autoridades sanitárias brasileiras em 2024, quando casos começaram a ser registrados em várias unidades federativas.

Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue, incluindo dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea, diarreia, tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia e vômitos. Casos graves podem envolver acometimento do sistema nervoso central, como meningite asséptica e meningoencefalite, principalmente em pacientes imunocomprometidos, e manifestações hemorrágicas, como petéquias e epistaxe.
 

Tags

Notícias Relacionadas