Brasil chega a 41 casos confirmados de intoxicação pelo metanol
Total de mortes confirmadas aumentou para seis
Foto: Biodisel Brasil
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira (15) que houve um aumento no caso de intoxicação por metanol, aumentando a quantidade para 41. Isso ocorre devido ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no país. O número foi atualizado no novo boletim da pasta, que agora também registra 107 casos ainda em investigação e 469 descartados.
Além dos estados considerados "principais" como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o balanço inclui três confirmações no Nordeste, especificamente em Pernambuco, ampliando o alerta nacional sobre o consumo de bebidas sem procedência.
Já em relação ao total de mortes confirmadas por intoxicação por metanol, houve um aumento para seis, após a Prefeitura de Jundiaí confirmar um novo falecimento no interior paulista. Até o momento, todas as vítimas são do estado de São Paulo, que se tornou o principal foco da crise sanitária.
Outras dez mortes estão sob investigação, sendo quatro em São Paulo, três em Pernambuco, uma no Mato Grosso do Sul, uma na Paraíba e uma no Paraná. O estado paulista responde por cerca de 60% dos registros nacionais, com 33 casos confirmados e 57 sob análise, segundo o Ministério da Saúde. Mais de 330 notificações foram descartadas após exames laboratoriais.