Antídoto para intoxicações por metanol chega ao Brasil nesta semana; saiba mais
O medicamento será importado dos Estados Unidos e distribuído pelo Ministério da Saúde
Foto: Matheus Landim/GovBA
Nesta terça-feira (7), a farmacêutica Daiichi Sankyo Brasil, laboratório responsável pelo fornecimento do antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol, confirmou que o medicamento deve chegar ao Brasil ainda nesta semana. O fomepizol, nome da substância, será importado dos Estados Unidos e distribuído pelo Ministério da Saúde.
Por ser de uso hospitalar e injetável, o remédio não será vendido em farmácias. A negociação envolveu o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a liberação ainda depende de trâmites burocráticos.
Em nota, a Daiichi Sankyo Brasil disse que atua em caráter emergencial e colaborativo com o Ministério da Saúde para viabilizar a chegada ao Brasil do medicamento fomepizol, usado no tratamento de casos graves de intoxicação por metanol. Além disso, a empresa declarou que mantém cooperação técnica e institucional com as autoridades brasileiras, focando na segurança dos pacientes e na proteção da vida.