Vídeo antigo de Tarcísio de Freitas criticando isenção do IR volta a circular nas redes
Governador chamou medida de “contrato com o fracasso” ao falar sobre renúncia fiscal para quem ganha até R$ 5 mil
Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Um vídeo antigo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a circular nas redes sociais nesta semana, após a aprovação da proposta que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue agora para análise do Senado Federal.
Nas imagens, Tarcísio aparece em um encontro com empresários e se posiciona contrariamente à isenção, argumentando que a medida enfraquece a base de contribuintes e desestimula o investimento.
“Quando você, por exemplo, abre mão de uma base de pagantes relevante, quando você troca e aí resolve fazer o seguinte: vou abrir mão dessa base, que é o que todos os países fazem e vou apostar em outra coisa, vou tributar o capital, vou tributar o estoque de capital. Ou seja, vou destruir poupança e vou impedir o investimento. Aí é o contrato com o fracasso”, afirmou o governador no vídeo.
A gravação repercutiu amplamente após a aprovação do texto na Câmara, reacendendo o debate sobre os impactos fiscais e econômicos da ampliação da isenção do Imposto de Renda. Nas redes, internautas se dividiram entre críticas e apoio ao posicionamento do governador.