Notícias
Política
"Tem ministros que são intocáveis", diz Lula em discurso sobre trocas no governo

"Tem ministros que são intocáveis", diz Lula em discurso sobre trocas no governo

Declaração do petista surge em um momento em que o governo sofre forte pressão do centrão por mais espaço

| Autor: Redação

Foto: Tauan Alencar/Câmara dos Deputados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta sexta-feira (14), que "tem ministros que não são trocáveis". A declaração foi feita durante discurso no Palácio do Planalto, em Brasília. A fala do petista surge em um momento em que o governo sofre forte pressão do centrão por mais espaço.

O chefe do Executivo reiterou que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, não deixará o cargo. "Disse para Nísia publicamente: 'tem ministros que não são trocáveis'. Tem pessoas e tem funções que são uma coisa da escolha pessoal do presidente. Eu disse, publicamente, ela é ministra do Brasil, ela é minha ministra. E, portanto, ela tem uma função a cumprir. Sabe que única perspectiva de sair é se não cumprir a função correta dela. Isso vale para mim, para todo mundo", afirmou o presidente.

Lula também aproveitou o momento para comentar sobre as especulações de que fará novas substituições no primeiro escalão do governo. "Estamos em período de entressafra. O Congresso está em férias, e todo dia leio nos jornais a troca de ministros. Eu já troquei todo mundo, só falta eu mesmo me trocar", disse o presidente. 

Em entrevista à TV Record, Lula afirmou, nesta quinta-feira (13), que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, um dos pedidos do centrão, não será entregue. Além disso, os comandos do Ministério do Esporte, da Caixa Econômica Federal, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, dos Correios e da Embratur também serão disputados. 

O centrão é um conjunto de partidos políticos, sem orientação ideológica específica.  
 

Tags

Notícias Relacionadas