Notícias
Política
PT inicia comemorações pelos 46 anos com presença de Lula em Salvador

PT inicia comemorações pelos 46 anos com presença de Lula em Salvador

Evento reúne lideranças nacionais, parlamentares e militantes; programação segue até sábado (7) com ato festivo e show do Cortejo Afro

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação/PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu início, nesta quinta-feira (5), às comemorações pelos 46 anos da legenda. A programação ocorre em Salvador e reúne dirigentes de todo o país, parlamentares e as principais lideranças do partido. As atividades seguem até sábado (7), quando será realizada uma grande celebração no Trapiche Barnabé, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e apresentação do Cortejo Afro.

A agenda do primeiro dia foi marcada por mesas temáticas e debates políticos. O presidente nacional do PT, Edinho Silva, conduziu a mesa “Rumos do Brasil: Estratégia e Projeto de País”, ao lado da deputada federal Benedita da Silva e do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Durante o debate, Edinho analisou o cenário econômico global e criticou o modelo capitalista vigente. Segundo ele, a dinâmica atual da economia tem impulsionado tendências autoritárias. “O sistema que está aí não é nossa responsabilidade. Nós não defendemos esse modelo de produção de riqueza e de acumulação de riqueza. Lula é a única liderança hoje capaz de expressar um sentimento antissistema por meio da transformação”, afirmou.

Nesta sexta-feira (6), a programação prevê a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além da mesa “Mobilização popular para fazer o Brasil avançar”, que contará com a deputada federal Natália Bonavides, o diretor nacional do MST João Paulo Rodrigues, a presidente da UNE, Bianca Borges, e o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre.

Para o presidente do PT na Bahia, Tássio Brito, as celebrações reforçam o projeto político da legenda e as diretrizes que deverão nortear o partido nas eleições de 2026. “Celebrar esses 46 anos não é apenas relembrar o passado, mas reafirmar compromissos diante de um tempo decisivo para o futuro do Brasil. Fundado em meio à ditadura, o PT está diretamente ligado à construção da democracia em nosso país. É um projeto histórico construído por milhares de pessoas que acreditam na organização da classe trabalhadora e na transformação social”, destacou.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas