Presidente Lula critica votação na Câmara contra MP tributária e afirma que decisão é jogar contra o país
Votação foi realizada na quarta-feira (9) e representa uma derrota política para o governo
Foto: Ricardo Stuckter
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou bastante a decisão da Câmara dos Deputados de derrubar a Medida Provisória 1303, que previa mudanças na tributação de fundos exclusivos, apostas esportivas e cripto ativos. A votação, além de surpreender Lula, representa uma derrota política para o governo.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o petista apontou que o maior impacto recai sobre a sociedade brasileira. Segundo ele, a MP tributária buscava corrigir distorções gigantes no sistema fiscal, garantindo que os mais ricos contribuíssem de maneira "mais justa" com as contas públicas.
Além disso, o presidente também acusou o Congresso de agir contra o equilíbrio fiscal e necessário, comprometendo programas sociais. Segundo ele, a rejeição da MP 1303 enfraquece a capacidade do governo de financiar políticas voltadas à redução da desigualdade.
“O que está por trás dessa decisão é a aposta de que o país vai arrecadar menos para limitar as políticas públicas e os programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros. É jogar contra o Brasil”, afirmou Lula.