Presidente Lula 'alfineta' Donald Trump e afirma que americano faltará COP30
O evento acontecerá em Belém, no Pará
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar que acredita que ele não comparecerá à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, Pará, em novembro deste ano.
Durante um evento em Belém, Lula criticou a falta de compromisso dos Estados Unidos com a preservação ambiental, destacando que Trump retirou o país do Acordo de Paris e do Protocolo de Kyoto. "O presidente dos Estados Unidos já não assinou o Protocolo de Kyoto, agora saiu do Acordo de Paris e acho que nem vai vir aqui [na COP30], porque eles não querem o compromisso", disse Lula.
Lula também reforçou o compromisso do Brasil com a luta contra as mudanças climáticas, anunciando a meta de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. "Ninguém pediu para nós. Nem o presidente dos EUA, nem o da Alemanha, nem da França. Nós decidimos porque queremos mostrar para eles que temos mais responsabilidade", declarou o presidente. A declaração de Lula gerou grande repercussão nas redes sociais, com muitos usuários elogiando a postura do presidente brasileiro e criticando a falta de compromisso de Trump com o meio ambiente.