Paulinho da Força é escolhido por Hugo Motta para ser relator do projeto da anistia
Com a urgência da proposta, a votação direta poderá ocorrer em até duas semanas
Foto: José Cruz/Agência Brasil e Billy Boss/Câmara dos Deputados
Hugo Motta, do Republicanos-PB, presidente da Câmara dos Deputados, oficializou na manhã desta quinta-feira (18) a escolha do relator do projeto da anistia dentro da Casa. O escolhido será o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que será responsável pela nova versão do projeto, que busca dar anistia aos condenados por atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023 e aos réus do Núcleo 1.
A escolha do relator aconteceu horas após a urgência do projeto ser aprovada na noite de quarta-feira (17). Com essa votação, ele poderá ser votado diretamente no plenário da Câmara, sem precisar passar por outros trâmites. A expectativa é que o parecer fique pronto e a votação ocorra em até duas semanas. O foco do relator deve ser a redução das penas dos condenados, sem um perdão total aos crimes.
O relator Paulinho da Força tem um perfil político de transitar entre as diferentes alas do mundo político brasileiro e também do Judiciário. Inclusive, o mesmo tem proximidade com o relator das ações sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, o ministro do STF Alexandre de Moraes.