Nikolas Ferreira diz que definição da candidatura do PL ao governo de Minas passará por ele
Deputado federal mais votado do país em 2022 diz que manterá sua voz em Brasília
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) cravou sua candidatura à reeleição à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026, descartando uma corrida ao governo de Minas Gerais, e revelou alguns detalhes sobre as conversas para a formação de chapas no estado, ressaltando sua importância nacional e o papel do PL na disputa local.
Em entrevista, Nikolas afirmou que vai concorrer à Câmara, argumentando que sua “voz em âmbito nacional é muito importante” e que pretende manter esse espaço no Congresso. A decisão confirma uma movimentação já sinalizada por ele em entrevistas recentes, em que descartou a corrida ao governo mineiro e anunciou foco na reeleição, dizendo que trabalhará para que o PL encontre outros nomes competitivos para as disputas majoritárias em Minas.
A definição de Nikolas ocorre em meio a articulações do PL e de aliados sobre possíveis coligações e apoios no estado mineiro, especialmente porque a eleição para governo e Senado tem sido objeto de negociações intensas entre diferentes forças políticas. A legenda discute, por exemplo, alianças com figuras como o vice-governador Mateus Simões (PSD) — inclusive dentro de um possível bloco de centro-direita — e tenta consolidar chapas competitivas para enfrentar tanto a corrente governista quanto candidatos de partidos adversários.
Nikolas foi o deputado federal mais votado do Brasil em 2022, com mais de 1,4 milhão de votos, desempenho que o coloca como um dos quadros mais expressivos do PL e um nome influente para as articulações eleitorais, sobretudo em Minas — o segundo maior colégio eleitoral do país.
O anúncio de que disputará a reeleição ao Congresso em vez de buscar cargo majoritário também pode ter impacto nas estratégias do partido local, já que libera espaço para que outros nomes sejam discutidos como possíveis candidatos ao governo ou Senado, em uma conjuntura ainda marcada por alianças e negociações entre diversas legendas.
A perspectiva agora é de que Nikolas continue a fortalecer sua atuação parlamentar enquanto seu partido — e forças aliadas — definem nomes e apoios para as chapas majoritárias de Minas Gerais na eleição de outubro de 2026.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.